Postado em 12/01/2015
	Cursos e debates para quem quer pensar cinema. Em janeiro, na programação do Roteiro Cinesesc
	 
	Cinema não se faz só com câmera. Existem diversos outros elementos na confecção de um filme, e existem ainda aqueles que lutam para que os filmes sejam eternos.
	
	Críticos, cinéfilos e cineclubistas, por exemplo, tem um papel importantíssimo tanto na difusão de um filme quanto na sua permanência no imaginário do espectador. Esse papel estende-se também para a docência, em suas diversas frentes (universidade, cursos e escolas livres).
	
	Um professor, um crítico,  um cineclubista ou um cinéfilo, podem, de maneiras diversas, incentivar as pessoas a ver o filme de uma forma mais rica. Eles podem educar o olhar dos alunos, leitores, frequentadores ou amigos.
	
	Uma única pessoa pode realizar essas quatro funções. E ela deve saber separar as instâncias e pensar, acima de tudo, no prolongamento da obra de arte no coração das pessoas. Se for bem sucedida, é de imensa importância.
	
	O crítico e programador Henri Langlois, fundador da Cinemateca Francesa (e obviamente um cinéfilo de primeira), deu a fórmula definitiva: "como crítico, não abro mão de minha subjetividade, e como programador, não abro mão de filme algum".
	
	Entre esses quatro, o crítico é certamente o mais incompreendido (ou uma pessoa quando está na função de crítica). Porque seu trabalho é pressionar o artista para que este faça a melhor arte possível, assim como este, ao fazer grande arte, pressiona o crítico a exercer nobremente sua função.
	
	Nesse processo, a pressão pode ser entendida, equivocadamente, como algo destrutivo, quando é justamente o contrário. É por isso que, como dizia Jean Douchet, o crítico é tão incompreendido quanto o artista.
	
	(texto: Sérgio Alpendre)
	
	    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   
	
	Veja, abaixo, a programação das atividades formativas e clique nos títulos para mais informações:
	
	CINEFILIA E CINECLUBISMO
	
	CINE DEBATE
	
	A NOUVELLE VAGUE FRANCESA
	
	BLAXPLOITATION E O CINEMA NEGRO
	
	DOCUMENTÁRIO, MEMÓRIA E LITERATURA
	
	CINEMA INDEPENDENTE BRASILEIRO EM 2014: IMPASSES E CAMINHOS
	
	*    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   
	
	Roteiro Cinesesc:
Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.