Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

Geralmente, as matérias de capa de "Problemas Brasileiros" retratam vícios antigos e de difícil equação, obstáculos no caminho de um país que pretende ser mais desenvolvido e humano.

Nesta edição, o tema em destaque é uma exceção a essa regra. A matéria de capa trata das transformações já proporcionadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Considerado um dos mais avançados conjuntos de regras sobre o assunto no mundo, o CDC promoveu uma verdadeira revolução nas relações de consumo no país, antes marcadas por descaso e abusos de poder econômico.

O código, no entanto, beneficiou não apenas os consumidores, que passaram a ter meios de exigir seu cumprimento, mas também as próprias empresas, que rapidamente perceberam a importância de abrir canais de comunicação com os clientes e, com isso, aprimoraram seus produtos e serviços.

Claro que a responsabilidade por essas mudanças não pode ser atribuída apenas ao texto legal, que poderia ser mais um caso de letra morta se não houvesse uma resposta imediata da sociedade. Os consumidores, pode-se dizer, influíram efetivamente no desenvolvimento de novas práticas na indústria, no comércio e até no governo.

É evidente também que ainda resta muito a fazer, mas os avanços conquistados nos oito anos de vigência do CDC são prova concreta da eficiência de uma fórmula muito simples: juntem-se regras claras e firmes ao envolvimento da população e teremos a solução para grande parte dos problemas do país.