Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Opinião
Um novo centro de atividades

O mês de julho é saudado com grande satisfação pelo Sesc de São Paulo: no dia 29 estaremos inaugurando mais uma unidade, desta vez o Sesc Araraquara.

Com 21.225 metros quadrados de área construída, num terreno de 22.902 m2, o novo centro cultural e desportivo reúne um conjunto de espaços e instalações modernas e sofisticadas, adequadas à prática das mais diversas atividades culturais, esportivas, cívicas e sociais. Ele articula, no quadro de um projeto arquitetônico inovador e funcional, um vasto complexo de equipamentos: teatro, salas para cursos, área de exposições, núcleo de leitura, áreas de convivência, salas de ginástica e dança, salas de múltiplo uso, ginásio e quadras polidesportivas, parque lúdico, cyber café e sala multimídia, lanchonetes, clínica odontológica e um parque aquático com 1.203 metros quadrados de espelho d'água! Isto sem falar das instalações de apoio e estacionamento.

O Sesc Araraquara virá movimentar, mais ainda, a vida cultural e associativa de uma cidade já dinâmica e progressista, com cerca de 200.000 habitantes.

Para o Sesc, a abertura de mais um pólo de atendimento ao trabalhador no comércio e serviços, a seus familiares e à comunidade em geral, é sempre celebrada como um marco importante na luta contra o imobilismo e contra o desânimo que muitas vezes ameaçam contagiar nossa sociedade, presa de todo um emaranhado de problemas conectados a níveis insatisfatórios de desenvolvimento. Cada nova unidade que o SESC franqueia a seu publico significa uma vitória do otimismo, da crença no trabalho sério, do planejamento, da eficiência, da utilização criteriosa de recursos, investimentos e talentos. No Brasil, cada centavo colocado em iniciativas de cunho educacional - caso daquelas protagonizadas pelo Sesc - representa a certeza de uma aplicação com retorno social garantido.

Como homem de empresa preocupado com o desenvolvimento, tenho repetidamente afirmado minha crença no poder da educação. E cada unidade do Sesc constitui, a exemplo desta, de Araraquara, um investimento inestimável na área da educação social. Isto porque, ao funcionarem como pontos irradiadores de saber e de conhecimento, como espaços de participação social consciente e espontânea, contribuem decisivamente para a formação de cidadãos responsáveis e solidários, animados pelos valores e virtudes da democracia.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo.