Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Araraquara
Um presente para Araraquara

No dia 30 deste mês, o Sesc inaugura sua mais nova unidade. Um centro cultural e esportivo, equipado com um conjunto de instalações para programações diversificadas, destinado a atender o comerciário e seus dependentes, além da própria comunidade local

Em 1817, um decreto real emitido pela então capital da colônia, Rio de Janeiro, concedeu ao pequeno grupo que habitava nos ranchos e sítios espalhados por uma vasta sesmaria no interior do Estado de São Paulo o título de Freguesia de São Bento de Araraquara.

Alguns anos depois, em 1833, a freguesia se transforma em município. Hoje, Araraquara, localizada a 273 quilômetros de São Paulo conta com cerca de 173 mil habitantes e é uma das cidades mais prósperas do estado, em função da atividade agroindustrial, principalmente com a fabricação de suco de laranja.

Uma cidade não se define apenas por suas características socioeconômicas. O pleno desenvolvimento de um município e de seus moradores depende da realização de outras dimensões da vida social. Tais necessidades só são concretizadas a partir do fomento de ações culturais, artísticas e esportivas que, por sua vez, dependem de equipamentos e espaços projetados especialmente para possibilitar o exercício dessas práticas indispensáveis à qualidade de vida e cidadania.

Ciente do seu papel indispensável na propoção de lazer ao trabalhador do comércio e dos serviços, o Sesc incorporou ao patrimônio quase bicentenário de Araraquara um equipamento que cumpre as expectativas dos habitantes de toda a região. "A cidade tem uma larga tradição como centro de produção e também de inovação cultural, um dos mais ativos e fecundos do Estado, e o Sesc vem somar-se a esse espírito e a essa tradição. Mais que somar, entretanto, queremos dividir e multiplicar. Dividir a nossa experiência, as nossas propostas, e multiplicar as possibilidades de ação, as nossas e as da cidade. Temos nosso próprio estilo de pensar e de agir, mas não pensamos nem agimos sozinhos. Mais que um ponto de vista, essa é uma filosofia", disse Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo, a propósito da inauguração da nova unidade no dia 30 deste mês.

O Sesc Araraquara, com seus 21.225 metros quadrados de área construída, lança mão da mais moderna tecnologia para dar acesso universal às suas dependências. Quadras, piscina, teatro, clínica odontológica, salas de ginástica e de cursos, lanchonetes além de um cyber café e uma sala multimídia oferecem mais uma importante alternativa de cultura, lazer e de atividade física.

O arquiteto responsável pela execução da obra, Edson Elito, falou sobre o os objetivos de projeto, de autoria do arquiteto Abrahão Sanovicz: "Buscamos inventar um espaço cuja arquitetura estimule a liberdade, o prazer e o convívio social. Para concluir o projeto, tivemos que conciliar, de um lado, as determinantes humanas e especificamente aquelas da cultura local, com as possibilidades tecnológicas e as características bioclimáticas da região."

Erivelto Busto Garcia, coordenador da assessoria técnica e de planejamento do Sesc, enfatiza a sua modernidade: "Em cada nova unidade que costruímos procuramos incorporar as últimas conquistas tecnológicas, os novos valores sociais e culturais e o resultado de nossas experiências anteriores. Assim, podemos dizer que o Sesc de Araraquara é a versão mais contemporânea de um centro cultural e desportivo, seja em termos de soluções construtivas e de materiais, como o novo piso "sem memória" do ginásio de esportes e espetáculos, seja em termos de novos espaços de atividades, como o cyber café, voltado à Internet."