Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

Quando se fala em adolescente infrator, o debate sempre é polêmico. Não poderia ser diferente, pois esse assunto é cercado de muita desinformação. Um dos mitos mais comuns, por exemplo, sugere que esses jovens são os grandes responsáveis pelo agravamento da violência urbana. Na verdade, existe a tendência de superdimensionar a periculosidade desses meninos, vítimas antes de tudo de um grave processo de exclusão social. De qualquer forma, a sociedade, com poucas exceções, já demonstrou que não sabe lidar com eles, apesar de contar com uma legislação específica, aprovada há dez anos. O resultado é o decadente sistema de atendimento e internação existente no país, que não consegue recuperar os jovens para o convívio social.

Esse é o tema de capa desta edição, que registra outro assunto igualmente polêmico, também ligado à adolescência. Trata-se da sexualidade, ainda encarada pelos adultos com muito preconceito. Nessa área, gravidez e AIDS são as maiores preocupações de autoridades, pais e educadores, que procuram, com pouco sucesso, uma solução.

Também neste número apresentamos uma matéria sobre alimentos produzidos organicamente, uma saída encontrada por produtores e consumidores para fugir da ameaça dos agrotóxicos. A oferta desses produtos vem crescendo nas grandes cidades, provando que o brasileiro também se preocupa com sua saúde, sem falar nos benefícios que a agricultura natural representa para a ecologia.

Na área cultural, Problemas Brasileiros traz uma crítica de Jacob Klintowitz sobre a Mostra do Redescobrimento – Brasil+500, interpretada como uma ampla visão da história do país.