Postado em
Nesta Edição
Foi assim em Itaquaquecetuba, na dança de Santa Cruz. Marcada para começar às 17 horas, meia hora depois do prazo estipulado não havia viv'alma que desse a entender que a praça central da cidade seria palco de um evento que conta com seus 300 anos. E o pior é que nenhum morador tinha uma informação concreta a fornecer. Até que, às seis e meia da tarde fria, desembarcou de um ônibus um grupo festeiro, despreocupado com os parcos curiosos.
Esse é apenas um pequeno exemplo do enorme universo de festas populares que se desenvolvem longe das câmeras da tevê e que, portanto, não atendem às expectativas de consumo. A matéria de capa deste mês, Rapsódia Brasileira, retrata os bastidores de tais festejos que se espalham por praticamente todos os dias do ano.
A edição de junho traz ainda uma reportagem sobre o desejo de desafiar a gravidade e voar. Espírito de Ícaro mostra como o homem moderno materializa os projetos de Leonardo da Vinci. A matéria Rompendo Barreiras mostra como as pessoas portadores de deficiência podem atender as necessidades fundamentais de atividade física por meio de práticas adaptadas. Em Música Globalizada, são discutidos os rótulos e as tendências da música produzida no Brasil e no mundo.
Fechando a revista, o Em Pauta - 500 Anos debate o meio ambiente com artigos de estudiosos e especialistas. O poeta cearense Gerardo Mello Mourão é o entrevistado do mês, na Ficção, um conto inédito do escritor Sérgio Sant'Anna.
A redação