Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque

ALMANAQUE

Mesquita do Brás
Mantida pela Associação Beneficente Islâmica do Brasil (Abib), a Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus, mais conhecida como Mesquita do Brás, começou a ser erguida em 1982. O templo foi finalmente concluído em 2002 – com sua porta principal devidamente voltada para a direção onde se encontra a Caaba, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita.
Dos dois minaretes – torres altas e vazadas, cuja função é ser um local de onde se conclamam os fiéis –, o muazen (pessoa responsável por reunir os fiéis para as orações) recita o chamamento para as orações diárias. A função pode ser desempenhada presencialmente ou por meio de uma gravação amplificada, como acontece com o templo do Brás. São três chamados diários, e todos em horários bastante específicos: em algum momento entre as 5h28 e as 6h35 é feita a primeira prece; das 12h14 às 17h50 é o período no qual se deve rezar duas vezes; e das 18h08 às 24h são realizadas as duas últimas orações do dia. Os minutos podem variar de acordo com o horário em que nasce e se põe o sol, mas a ideia é clara: cobrir todo o período de vigília, da alvorada à última badalada.
No interior do templo, há uma cúpula adornada com escritos retirados do Alcorão, o livro sagrado do islamismo. No altar, o sheikh (líder religioso) professa sua palestra, e no chamado Lugar Sagrado, reservado para leituras, estudos e interpretações dos textos religiosos, os fiéis devem entrar sempre sem os sapatos ou qualquer objeto ou vestuário que possa sujar o chão. Também faz parte da arquitetura de uma mesquita o mihrab, espécie de canto especial onde se posiciona o sheikh nos momentos de oração coletiva.


VISTAS

Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano
Administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, criado em 1982, surgiu do desejo da advogada Carmela Pagano de partilhar com o público a extensa biblioteca do marido. Quando morreu, o demógrafo Aúthos Gloi Ischiros Mateo Domingo Pagano (1909-1976), uruguaio radicado no Brasil, deixou um acervo de dez mil títulos de temas variados. Hoje, o centro é ligado à Secretaria de Estado da Cultura – dona Carmela doou o imóvel ao Governo do Estado de São Paulo em 1982. Entre outras atrações, uma grade de cursos e oficinas gratuitos nas áreas de canto, dança e teatro, além da biblioteca aberta a todos os interessados para consultas no local.
Na programação de setembro, o destaque vai para o projeto mensal Conversa com Verso (www.conversacomverso.com.br), sarau interativo cujo objetivo é traçar um panorama da canção popular brasileira contemporânea, destacando novos talentos, mas também convidando nomes consagrados. No dia 18, o grupo Choronas – formado por quatro musicistas – apresentará gratuitamente um repertório que mistura choro, baião, maxixe e samba.
O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano fica na rua Thomé de Souza, 997, no bairro da City Lapa, Zona Oeste de São Paulo. O telefone é 3836-4316. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.apaacultural.org.br/authospagano.