Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Capela Imperial, no Parque da Independência

A Capela Imperial foi construída em 1952, sob o Monumento à Independência – em frente ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), popularmente conhecido como Museu do Ipiranga –, com o objetivo de abrigar os restos mortais da família real.

Em outras palavras, o local serve de cripta para os despojos da Imperatriz Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, primeira esposa do Imperador Dom Pedro I, transferidos do Rio de Janeiro, em 1954, por ocasião do IV Centenário da cidade de São Paulo; do próprio imperador, transladados do Panteão dos Bragança, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, Portugal, em 1972, na ocasião dos 150 anos da Proclamação da Independência; e, por fim, desde 1982, de dona Amélia de Beauharnais, duquesa de Leuchtemberg, segunda mulher do monarca, trazidos também de Lisboa.

A construção faz parte do complexo do Parque da Independência, juntamente com o Monumento, com a Casa do Grito, com o Riacho Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP e uma reserva de mata atlântica, uma das raras ainda preservadas dentro da cidade. O local é tombado pelas três esferas do poder executivo.

 

Vistas Contemporâneas

Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da Universidade de São Paulo (USP)

O CienTec, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, oferece diversos equipamentos e atividades que misturam lazer e muito conhecimento. A metodologia é a do aprendizado espontâneo, com programas educacionais orientados, num ambiente rodeado de mata nativa.

Entre as atrações permanentes do local, destaca-se a Gruta Digital, um espaço de realidade virtual, com projeção estereoscópica – processo em que duas imagens são projetadas, simulando o princípio da visão tridimensional. Com o uso de óculos especiais e o som estéreo, o resultado é uma sensação de imersão.

Já a Alameda do Sistema Solar, conjunto de esculturas artísticas ilustrativas, representa o sistema solar completo, mostrando a lua, a Terra em três períodos geológicos diferentes e a estrutura interior do sol. Ainda no rastro das estrelas, o Espaço Astronomia promove visitas ao telescópio, observação do sol (quando as condições atmosféricas permitem) e bate-papos sobre temas ligados a essa área da ciência, como a origem do universo, as estrelas e as constelações.

Para os interessados em saber mais sobre nosso planeta, o Espaço Geofísica oferece uma lúdica aula sobre essa área do conhecimento voltada à compreensão da estrutura, composição e dinâmica da Terra, sob a ótica da física. Entre outros assuntos, os participantes descobrem como acontecem os terremotos, os tsunamis e as atividades vulcânicas.

O CienTec fica na avenida Miguel Stéfano, 4200, no bairro da Água Funda, Zona Sul de São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h. Grupos escolares, pessoas acima de 65 anos e crianças abaixo de seis anos não pagam. Para os demais, os valores variam de acordo com a atividade. Agendamentos e informações pelo telefone (11) 5077-6312. O site da instituição é www.parquecientec.usp.br