Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Corpo no lugar

Hoje, discorrer sobre a necessidade da prevenção de problemas posturais é chover no molhado. Diversos estudos comprovam a importância da reeducação postural para o bem estar e também como forma de evitar danos mais graves à saúde, como a osteoporose. No entanto, as atividades cotidianas, cada vez mais aceleradas a um ritmo pós-moderno, fazem com que as pessoas se esqueçam ou deixem em segundo plano as preocupações com a postura.

Os movimentos repetitivos ou inadequados, muitas vezes associados às atividades exercidas no trabalho, tornam-se os principais inimigos, causando diversos problemas musculares. O desconforto com o próprio corpo acaba influenciando a mente, que fica sobrecarregada e gera lapsos de concentração, piorando o rendimento do trabalhador e a qualidade de vida em geral.

Diversas modalidades esportivas e técnicas de tratamento possibilitam uma melhora nas condições posturais e de movimentos (ver boxe Em busca da consciência corporal). Segundo a atriz italiana Amalia Altenburg, não existe, via de regra, uma postura ideal a ser ensinada. “Cada pessoa, em cada situação diferente, precisa de um tipo específico de postura. O confortável para um indivíduo não é o mesmo para outro”, explica. Amalia aliou a sua ocupação como atriz à prática do método Feldenkrais, que utiliza as percepções sensoriais para trazer a consciência corporal e tornar mais eficientes e econômicos os movimentos que integram o dia a dia.

“A consciência é uma das coisas básicas do trabalho com o teatro. Percebi que, depois que estudei o método, passei a ter muito mais possibilidades criativas para atuar. Consegui conceber personagens mais ricas, coloridas.”
Por mais que não haja unanimidade acerca dos problemas posturais, justamente por terem muitas variantes subjetivas, é consenso que as complicações envolvem todo o sistema músculo esquelético, não somente a coluna vertebral, como muitos pensam.

De acordo com Ivani Gama, assistente da gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, “há uma série de propostas de trabalho corporal que se preocupam em passar uma orientação para uma boa postura e um adequado equilíbrio corporal como um todo”. As diversas unidades do Sesc disponibilizam diferentes práticas que podem contribuir para um avanço, principalmente no que diz respeito à consciência do movimento. O conhecimento do próprio corpo e dos dispositivos que motivam determinada postura são essenciais para combater o desconforto.

Há também a constatação de que muitos dos desarranjos de postura não são percebidos pelas pessoas, que postergam a procura de auxílio, trazendo agravantes às suas condições corporais. Além disso, os tratamentos exigem persistência e muitos acabam desistindo, inclusive por considerar a indisposição postural como algo de gravidade secundária.

Porém, a diversidade de métodos disponíveis possibilita a escolha daquele mais adequado, de acordo com as necessidades e gostos da pessoa. Inclusive as modalidades que não têm a postura como foco principal contribuem para o aperfeiçoamento dos movimentos. “Cada prática vai trazer uma técnica ou um olhar específico, com diferentes metodologias. Há uma série de trabalhos corporais que buscam desenvolver esse ser integrado e desenvolver uma orientação que caminha para essa tomada de consciência”, explica Ivani.

Ergonomia

Com o objetivo de difundir os benefícios que uma postura adequada pode trazer para o trabalhador, o Programa Sesc Empresa lançou, recentemente, os Guias de Educação para Saúde no Trabalho. Trata-se de uma série de folhetos desenvolvidos para colaborar na orientação aos trabalhadores – dos diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo – sobre as condições corporais adequadas, levando em consideração o espaço ?físico, equipamentos e mobiliários, com a intenção de criar um ambiente adequado de trabalho (www.sescsp.org.br/guia-ergonomia).

Foram selecionadas as profissões que reúnem maior número de profissionais e que têm mais concentração de relatos de desconforto físico-mental. Os guias visam fornecer os conhecimentos necessários para promover a consciência corporal e a identificação do desconforto, além de propor práticas que melhoram a qualidade de vida dos empregados e prestadores de serviço.

Em busca da consciência corporal

Diversas modalidades de exercícios ajudam a prevenir complicações

Método Feldenkrais: prática do movimento simples, econômico, eficiente e integrado às necessidades do dia a dia. Busca revelar habilidades corporais que estavam escondidas por causa de esforços mal direcionados.

Ginástica multifuncional: programa de práticas variadas que visam desenvolver a capacidade funcional diária do indivíduo, através do aumento da força muscular e melhora do equilíbrio e da coordenação.

Mat Pilates: trabalha a consciência corporal de forma global, com ênfase na respiração, alongamento, força e controle corporal. Os exercícios são feitos sobre colchonetes, com o auxílio de uma grande bola.

Alongamento: visa equilíbrio corporal, flexibilidade, amplitude articular, força e relaxamento, através de exercícios de realinhamento postural e fortalecimento muscular. Diminui os riscos de tensões musculares e aumenta a agilidade.

Eutonia: método que, através de exercícios de atenção e percepção das sensações corporais, equaciona relaxamento e correção da postura. É indicado para pessoas que bucam atividades físicas menos intensa.

Ginástica postural: exercícios preventivos que buscam o alinhamento postural e melhoria da força e flexibilidade muscular. Através de alongamento e percepção corporal, busca trabalhar as principais cadeias musculares que influenciam a postura.

Yoga: tradicional disciplina física e mental originária da Índia. Através de exercícios de respiração e concentração, aliados à consciência corporal, a técnica desenvolve a força muscular e melhora a disposição física e emocional. 

Técnica Klauss Vianna: prática desenvolvida pelo coreógrafo e bailarino mineiro Klauss Vianna. A técnica propõe o trabalho com base na estrutura corporal e postural, no sentido de se utilizar o corpo em sua plenitude para o movimento.  

Reeducação postural global (RPG): modalidade fisioterapêutica desenvolvida na França, que consiste na reorganização das estruturas corporais, através do alongamento do tecido muscular retraído. Busca o equilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Informações sobre as modalidades oferecidas pelo Sesc no Em Cartaz desta edição.