Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sotaque paulista

O Sesc Santana preparou uma programação especial de Carnaval que explorou manifestações tipicamente paulistas. Em Folia de Bumbo – O Carnaval Tradicional Paulista, o ritmo foi do grupo Samba de Rainha, formado só por mulheres – com dois CDs na bagagem e uma legião de fãs em São Paulo, que prestigiaram o show do dia 4 de março. Os interessados em pôr a mão na massa puderam participar da oficina Máscaras, Adereços e Bichos de Saia, de 5 a 8, que ensinou a construir objetos de decoração e de brincadeira.

Elos culturais

O diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, esteve presente como conferencista, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, na reunião sobre programas de cooperação cultural e coesão social em Madri, realizada pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib). Com intuito de examinar melhor as identidades desses 23 países que compõem a Ibero-América, a proposta inicial era investigar as diferenças e as semelhanças entre os países, respeitando a diversidade, resgatando a cultura tradicional, a oralidade e o imaginário coletivo. A coesão social é pauta em seminários internacionais há quase 30 anos, mas foi com a Carta Cultural Ibero-americana – assinada em 2006 – que se estabeleceu um diálogo sólido sobre a cooperação cultural.

Dança que imita a vida

Inspirado na artista plástica britânica Tracey Emin, o espetáculo de dança contemporânea Beije Minha Alma encerrou a temporada no Sesc Pompeia, no dia 24 de março. Estava em cena a transformação da vida e da obra da artista em movimentos e gestos.

Escute essa...

Quatro narrativas tradicionais de diferentes regiões do Brasil compõem o espetáculo Histórias pra Boi Dormir, que a Cia. A Hora da História apresentou, no dia 27 de fevereiro, no Sesc Interlagos. A apresentação foi acompanhada de cantigas de roda executadas ao vivo. O cenário e os adereços reforçaram a estética popular da atividade com fitas e retalhos de chita.

Intercâmbio

O Sesc Pinheiros realiza, ao longo do primeiro semestre de 2011, o Projeto Integr(ação) São Paulo-Quebec, cujo objetivo é promover a colaboração e a troca de experiências entre centros de produção de arte e ateliês da capital paulista e da cidade canadense. A atividade prevê um período de residência, que vai de 5 a 11 de abril, e culmina numa mostra dos trabalhos produzidos, em cartaz na unidade de 12 de abril a 15 de maio. Mais informações no Em Cartaz.

Confete e serpentina

O Carnaval teve endereço certo na unidade provisória do Sesc em Osasco, Grande São Paulo. O projeto Hoje é Dia de Folia! reuniu shows, espetáculos, oficinas e brincadeiras. Entre os destaques, uma matinê carnavalesca para toda a família, no dia 5 de março, uma narração de histórias de Carnaval, no dia 6, e um cortejo carnavalesco, no dia 8.

Histórias da floresta

Com direção e dramaturgia de Antônio Rogério Toscano, o espetáculo Bielski é baseado na história dos judeus bielo-russos salvos pelos irmãos Bielski, que construíram uma comunidade no interior da floresta, onde os soldados nazistas não ousaram chegar. A peça, com a Cia. Levante, encerrou temporada na unidade no dia 1º de março e fez parte do projeto Primeiro Sinal, do Sesc Consolação, voltado a novos talentos.

As primeiras imagens do século

O Sesc Belenzinho apresenta, de 16 de abril a 12 de junho, a exposição Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira. O evento, que ocupa dois espaços expositivos da unidade – o Galpão Multiuso e a Área de Exposições –, reúne cerca de 170 obras, de 52 artistas, realizadas entre 2001 e 2010. Segundo o curador, Eder Chiodetto, esse período marcou uma importante mudança no pensamento e da produção da fotografia. “Dada a ampla disseminação das câmeras digitais e a circulação das imagens via internet e softwares de pós-produção”, escreveu Chiodetto em texto sobre a mostra. A unidade também vai promover uma programação paralela com oficinas e palestras, entre outras atividades. Confira no Em Cartaz.

Finais felizes

A Cia. Prana utiliza a técnica do teatro de papel para narrar as Histórias de Princesas e Dragões, uma adaptação do universo dos contos de fadas. A apresentação aconteceu no dia 5 de março, na área de convivência do Sesc São Caetano.

Salada virtual

O Sesc Itaquera promoveu, no dia 26 de fevereiro, a quarta edição do encontro mensal Repente Digital. O objetivo da atividade é incentivar a criação de poesias, textos e sons, utilizando como suporte ferramentas como redes sociais, blogs, programas de desenho e de tratamento de imagens e instrumentos musicais.

Lenda chinesa

A unidade Ipiranga apresentou, no dia 27 de fevereiro, o espetáculo Vaso Vazio, com o grupo DeLivre DeLírios. O texto conta a história de um imperador chinês que, por estar muito velho e não ter filhos, decide escolher entre as crianças de seu império um sucessor. A tarefa fica a cargo de um atrapalhado ajudante, que distribui sementes a diversos pequenos súditos, para que o monarca escolha seu herdeiro pelo vaso mais florido. A montagem mistura técnicas da mímica, teatro físico e clown.

Teatro sobre teatro

A peça O Terceiro Sinal, apresentada nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Sesc Santo André, esmiuçou momentos históricos do teatro brasileiro e mostrou ao público armadilhas comuns aos processos de criação: da angústia da estreia ao prazer do sucesso. O texto é inspirado no ensaio homônimo de Otavio Frias Filho e a montagem traz Bete Coelho (foto) como protagonista. Direção de Ricardo Bittencourt.

Internet e arte

Já tradicionais, as instalações do projeto Vidros Digitais, que dão um toque de arte ao espaço da Internet Livre do Sesc Vila Mariana, trouxeram, no mês de março, o trabalho do artista visual Fabio Torres. A obra Biopixel apresenta imagens que lidam com a manipulação do conceito de pixel (os inúmeros pontinhos coloridos de um monitor) e sua relação com as noções de orgânico e de geométrico. A exibição deve seguir até 11 de abril.

“Desde o meu primeiro livro eu afirmo: do Brasil nascerá a nova era”
O músico e compositor Jorge Mautner em entrevista ao programa Metrópolis, da TV Cultura. Mautner se apresentou com o violonista Nelson Jacobina, no Sesc Osasco, no dia 26 de fevereiro.