Postado em
Editorial
Qualidade de Vida
A atenção com o bem-estar do trabalhador do comércio de bens e serviços, de seus familiares, bem como da comunidade em geral, é uma questão que se relaciona com a natureza da ação do Sesc SP. Em seus 62 anos de atuação, a entidade, criada e mantida pelos empresários do setor, vem desenvolvendo e aprimorando ações que buscam democratizar o acesso aos bens de qualidade, simbólicos e materiais, como uma das condições próprias ao progresso social.
É este empenho que orienta os programas socioeducativos da entidade, estendidos às áreas da cultura, físico-esportivas, de alimentação, saúde, tecnologia, turismo social, terceira idade e desenvolvimento infantil. São programas levados à prática em projetos promovidos numa rede organizada em 15 unidades operacionais na capital e em 16 cidades do interior e do litoral do Estado, ao lado da implementação de um canal de TV, o Sesc TV, e uma crescente edição de livros, CDs e DVDs.
Esta contribuição do empresariado, envolvido com o crescimento econômico da sociedade e a promoção dos valores dos homens e mulheres que a constituem, leva em conta as exigências de um tempo marcado pela velocidade das trocas contemporâneas num meio urbano organizado sobre a fluidez dos sistemas informatizados.
Em um tempo com esta marca em que, sabemos, as condições para o rápido acúmulo de situações estressantes não são poucas e se sobrepõem, a possibilidade de se dedicar a uma atividade prazerosa, ao lazer, às atividades físico-esportivas, à apreciação artística e a uma alimentação balanceada se mostra em sua plena importância na busca de equilíbrio.
O trabalho do Sesc SP representa o esforço dos empresários do comércio com uma maior qualidade de vida para a população de todas as faixas etárias e classes sociais e a ampliação de hábitos e atitudes em que o tempo livre favoreça o desempenho de um corpo social mais vivo e salutar.
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo