Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da redação

Revista E - Abril 2006


Por seu caráter criativo e original, a fotografia brasileira tem ampliado significativamente seus espaços de exibição. Seja em material impresso - livros, jornais e revistas -, seja em exposições, o público vem sendo convidado a avaliar o trabalho de profissionais que trazem as mais diferentes temáticas - de personagens a paisagens, de construções geométricas a intricadas experiências com diferentes linguagens. O resultado é o interesse cada vez maior por uma produção que também conquista platéias internacionais. Em paralelo, pesquisadores trazem à tona documentos mostrando como é antiga a relação entre o brasileiro e a fotografia. Basta lembrarmos que d. Pedro II, além de um entusiasta do gênero, foi o primeiro monarca do mundo a contar com um fotógrafo a sua disposição, para o registro de seus atos de governo.

Na Entrevista, uma conversa exclusiva com o urbanista e arquiteto Candido Malta Campos Filho abordando os problemas que afligem a capital paulista.

O Em Pauta discute a universalização e a qualidade de ensino no Brasil, em artigos de Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da Universidade de São Paulo, e da educadora Eunice R. Durham.

Entre as reportagens, o legado do coreógrafo e bailarino Klauss Vianna, o cinema de animação soviético e as histórias em quadrinhos.

A promotora Luiza Nagib Eluf é o destaque da seção Encontros, e o ator Luís Melo, em Depoimentos, fala sobre seus novos trabalhos.

No Almanaque Paulistano, a história do Edifício Martinelli, nosso primeiro arranha-céu, e, no Vistas Contemporâneas, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

A Ficção Inédita traz Desde 70, história de Luis Fernando Verissimo.

No Em Cartaz, as atividades de abril no Sesc São Paulo.


Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo