Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

Última Reportagem

Foi nos tempos da Lei Seca, nos Estados Unidos, que o crime organizado tomou forma e fama. Foi também nessa época que se intensificou uma curiosa especialidade jurídico-econômica, que consistia em tornar legais as pequenas montanhas de dinheiro originárias da atividade criminosa.

De lá para cá, superaram-se os limites geográficos, e o crime, pode-se dizer, globalizou-se. O Brasil participou desse rápido processo, marcando presença tanto na rota do tráfico de drogas como na de consumo. O mesmo não ocorreu, entretanto, com a repressão, que somente há pouco tempo dispõe de uma legislação adequada. Esse é o tema principal desta edição, que registra as dificuldades dos órgãos policiais e judiciários, às voltas com métodos cada vez mais sofisticados de legalização de dinheiro sujo.

A matéria sobre esse assunto, produzida com a emoção e o entusiasmo que caracterizaram a vida profissional do repórter Marcos Faerman, infelizmente foi seu último trabalho. Problemas Brasileiros estava em processo de impressão quando o jornalista faleceu, no dia 12 de fevereiro. A revista orgulhava-se em tê-lo como colaborador. Publicar sua última reportagem é nossa maneira de prestar-lhe uma derradeira homenagem.