Postado em
Da redação
No século 19 os romances de Flaubert, Zola e Balzac, entre outros, davam aos seus leitores a capacidade de viver papéis heróicos, de experimentar grandes aventuras – as conquistas de Napoleão, por exemplo – ou fortes emoções. Em nosso tempo, à ficção escrita foram adicionados os recursos tecnológicos do cinema, da internet e dos games interativos. Com eles, o homem contemporâneo pode andar virtualmente nos corredores do Museu do Louvre, observando seu rico acervo, ou ser um motoqueiro no rali Paris-Dakar – experiências essas que são vivenciadas pela tela do computador, ou na cadeira do cinema. Até que ponto essa indústria da ilusão, na forma de produtos culturais, atende a um desejo do ser humano, retirando-o da realidade, pelo menos por algumas horas, é o nosso tema de capa.
A Entrevista registra uma conversa exclusiva com o cineasta Ugo Giorgetti, diretor de A Festa, e que no momento prepara a continuação de seu premiado Boleiros.
No Em Pauta, dois grandes especialistas – o cientista político Bolívar Lamounier e o advogado Belisário dos Santos Jr. – discutem a democracia direta e a democracia representativa no sistema político brasileiro.
Os Depoimentos trazem o astrofísico e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, João Steiner, e o compositor e arranjador Francis Hime.
Entre as reportagens, os refugiados políticos no Brasil, o levantamento ambiental da Zona Leste e os 70 anos do dramaturgo Plínio Marcos.
O Almanaque Paulistano mostra a arte contemporânea brasileira em duas igrejas e, a Ficção Inédita, oferece uma história de Sergio Amaral Silva.
No Em Cartaz as atividades de fevereiro no Sesc São Paulo.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo