Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA 


Ilustração: Leandro Szyszko

Beijoqueira - Ao completar 50 anos, a psicoterapeuta norte-americana Cherie Byrd resolveu investir num velho projeto educacional criando a Academia do Beijo, voltada para a difusão das técnicas e da arte do beijo entre homens e mulheres de todas as idades. Hoje, com cinco anos de funcionamento, ela não chega para encomendas de oficinas e cursos que revelam todos os segredos românticos e sensuais embutidos em diversos tipos de beijos e situações de namoro. Cada pessoa paga US$ 300 pelo cursinho, e a fila de espera nas matrículas cada vez aumenta mais, assim como o saldo bancário da catedrática do beijo.

Condição essencial - A Câmara dos Deputados, que já conseguiu inventar a "urgência urgentíssima" e a "semana de três dias", acaba de criar um requisito considerado indispensável a qualquer cidadão que pretenda ocupar um cargo no governo: que este venha acompanhado de "caneta, verba e tinta". Sem esses três instrumentos, os partidos não querem ouvir falar em cargos para reforçar as bases governistas.

Chuva de euros - O estilista alemão Rudolph Moshammer, assassinado em janeiro, profissional bem-sucedido que foi favorito de Grace Kelly e respondia pela elegância do ator Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, deixou no testamento a rica mansão que possuía em Munique, com tudo o que continha, para sua cadela terrier de estimação, Daisy, que ali viverá como uma lady. Dono de uma fortuna estimada em 30 milhões de euros, Moshammer também destinou boa parte dela a cerca de 600 mendigos de Munique.

Ninguém sabe, ninguém viu - Irritado com o aumento da verba de gabinete para os parlamentares federais, o deputado Chico Alencar (PT/RJ) resolveu questionar a Mesa da Câmara sobre a situação da anunciada Secretaria de Combate ao Desperdício, que teria a incumbência de propor medidas para redução das despesas do Legislativo. Indaga daqui, indaga dali, o curioso deputado descobriu, em fins de março, que o combate ao desperdício continua no terreno da promessa e daquelas boas intenções das quais o mundo anda cheio.

Discos ressurgem - Deu entrada na Ouvidoria do Governo do Estado do Rio de Janeiro um documento no qual o funcionário público Francisco Aprígio sugere que o governo fluminense crie um Observatório de Estudos de Objetos Aéreos Não Identificados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Aprígio diz que o observatório seria uma grande atração turística, dada a freqüência com que os discos voadores aparecem nos céus daquele município. Junto com a sugestão, Aprígio anexou filmes que costuma gravar no pico do Papagaio, local ideal para instalar o observatório.

Pisando na bola - Após o primeiro tempo do jogo disputado em Campos entre Botafogo e Americano pela Taça Rio, que terminou em zero a zero, dois brutamontes, seguranças do clube campista, entraram em campo e a pretexto de escoltar o juiz passaram a ameaçá-lo caso não desse um "jeitinho" de o Americano sair vencedor da partida. O árbitro ouviu calado, mas na porta do vestiário contra-atacou: "Apito futebol para me distrair. Na verdade, sou agente da Polícia Federal. Quando voltar para o campo, não quero ver a cara de vocês dois por aqui, sob pena de lhes dar voz de prisão".

Amor inseticida - A Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, patenteou um método capaz de contribuir para o combate à proliferação de insetos indesejáveis. Segundo a revista "Science", pesquisa do entomologista Wendell Roelofs sobre o comportamento sexual da barata alemã (Blatella germanica) revelou que, nos períodos de acasalamento, os hormônios das fêmeas exalam um odor que atrai machos. O objetivo é usar esse cheiro sedutor em armadilhas que funcionarão como ciladas amorosas para exterminar os bichinhos.

Nó na língua - Irritado com picuinhas de adversários políticos, o prefeito de Recife, João Paulo, mandou bala num inflamado improviso, coroado por uma frase de advertência ao pessoal do contra: "Não tenho medo e não abro nem para o Suriname!" Como o Suriname está longe de Pernambuco e não há notícias de qualquer incidente entre as duas partes, chega-se à conclusão de que o prefeito capotou na eloqüência, transformando o tsunami em Suriname...

Besteirol - Continua a enxurrada de asneiras em vestibular e provas universitárias, algumas dignas de programas humorísticos de tevê. Como a informação dada por um candidato sobre o objetivo da Ação Integralista Brasileira, que ele definiu como "um movimento radical de rompimento com a ordem pública, e cujo lema era ‘Adeus Pátria e Família’". Alardeando cultura política, o moço ainda se deu ao luxo de acrescentar que, "fiel ao lema de seu partido, Plínio Salgado resolveu se exilar em Portugal".

 

Comentários

Assinaturas