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Dossiê

Beckett no Sesc Consolação
O projeto Reflexos de Cenas, do Sesc Consolação, foi encerrado, dia 11 de dezembro, com a última apresentação do espetáculo Repertório Beckett 2, da Cia. Nova de Teatro Moderno. O programa apresentado pela companhia, composto por três peças curtas - Eu Não, Improviso de Ohio e Catástrofe -, faz parte de um projeto do grupo, que prevê a encenação de dezenove peças do dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

"...E quando tudo isso acabar, ainda resta a minha história."
Samuel Beckett, dramaturgo irlandês, homenageado no espetáculo Repertório Beckett 2, da Cia. Nova de Teatro Moderno, encenada no Sesc Consolação


Rota cigana
Cercada de mistério, a cultura cigana desperta fascínio e ao mesmo tempo preconceito, sendo um dos povos que mais sofreram perseguição na Europa durante o nazismo. Em dezembro, um rico panorama dessa cultura foi apresentado no Sesc Pinheiros. Por meio de musicais, danças e exibição de filmes, foi apresentada a história do povo cigano Rom, que partiu do noroeste da Índia cerca de 1000 anos atrás, peregrinou pela Europa, Egito, norte da África e chegou ao Brasil.


Teatro em Itaquera
O I Festival de Teatro Amador de Itaquera mobilizou 30 grupos num total de 600 atores, todos da zona leste de São Paulo. A premiação aconteceu no Sesc Itaquera, onde foram entregues prêmios aos três primeiros colocados: troféus e uma coletânea de livros sobre dramaturgia. O grupo vencedor foi Tal e Pá (foto), com a peça Mambembe.


A vida na bancada de Molina
Mestre Molina nasceu em 1917, na cidade paulista de Bocaina, e somente aos 52 anos deu início à produção de suas bancadas. Suas "geringonças", como ele próprio as denominava, representam cenas do cotidiano de determinados locais e épocas e são compostas por conjuntos de bonecos movidos por um motor. Essas peças puderam ser vistas na exposição Geringonças do Mestre Molina, em cartaz no Sesc Pompéia e representam diferentes períodos e técnicas de construção na produção do artista.


Consciência, branca e negra
Como transformar os efeitos da pesada herança histórica - tecida em quase quatroentos anos de escravidão - que até hoje coloca brancos e negros em lados opostos da realidade social brasileira? Este foi o assunto do seminário Desafios das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro no Sesc Vila Mariana. Organizado em parceria com o Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT - www.ceert.org.br), o evento discutiu a implementação de políticas públicas para igualdade racial e, mais importante ainda, apontou os desafios para que tais iniciativas realmente tenham efeito. O grupo de capoeira Guerreiros da Senzala (foto), do Núcleo de Consciência Negra da USP, encerrou os debates com uma apresentação na área de convivência da unidade.


Prêmio APCA
O prêmio concedido anualmente pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) contemplou cinco produções teatrais que puderam ser vistas nos teatros do Sesc São Paulo. Com casa lotada na unidade Vila Mariana, A Morte de um Caixeiro-Viajante, com Marco Nanini no elenco, levou o prêmio de melhor peça, junto com A Paixão Segundo G.H., dirigida por Enrique Diaz e interpretada por Mariana Lima; e A Poltrona Escura, com o ator Cacá Carvalho dirigido pelo italiano Roberto Bacci - ambas com temporada no Sesc Belenzinho. Na categoria teatro infantil, mais Sesc Belenzinho. Miranda rendeu o prêmio de melhor diretor a Vladimir Capella; e Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jour, ficou com o melhor texto adaptado.


Fulaninha
Escrita por Carlos Alberto Soffredini e dirigida por Neyde Veneziano, a peça O Caso Dessa Tal Mafalda trouxe a história verídica de uma prostituta que se instala em um bairro santista de classe média e é expulsa de lá por seus vizinhos. A peça foi encenada no Sesc Santos no dia 16 de dezembro por 27 atores do grupo de teatro da unidade. Com figurino e música inspirados nos anos de 1960, o espetáculo é uma adaptação do primeiro texto escrito por Soffredini, em 1967, quando o autor tinha 27 anos.

"Há o bar, as vizinhas, o mudinho. A prostituta se instala lá e as pessoas fazem campanha para expulsá-la, o que acaba culminando em um desfecho trágico. Falar da prostituta é como falar do negro, do gay, do idoso, enfim, de todos que sofrem preconceitos."
Neyde Veneziano, diretora de O Caso Dessa Tal Mafalda, encenada no Sesc Santos


Interartes
Formação de Repertórios é um projeto mensal do Sesc Pompéia que aborda a integração de diferentes linguagens e áreas do conhecimento com a arte. No dia 14 de dezembro, o ciclo de encontros contou com a participação da fotógrafa e artista plástica Márcia Xavier. Ela mostrou ao público o percurso da fotomontagem na história da arte por meio do trabalho de artistas como Max Ernst, Rodchenko (foto), Rauschenberg e Athos Bulcão.

"Os direitos humanos surgem, na modernidade, como direitos naturais. Essa é uma das grandes inovações dos revolucionários ingleses de 1640. Basta o inglês nascer para tê-los. Entre tais direitos estava o de não ser obrigado a acusar a si próprio, o de não pagar impostos que não fossem votados por seus deputados e o de ter voz na política."
Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política, presente no projeto realizado no Sesc Santos

"A nossa intenção é mostrar algumas obras e compositores que foram esquecidos pelo público e pelos intérpretes. Não podemos esquecer que levou um século para que a música de Bach fosse resgatada após sua morte."
Marina Brandão, pianista e curadora do projeto Fama e Esquecimento

 

"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios. (...) Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter."
Martin Luther King, ativista negro, em seu célebre discurso proferido durante a Marcha para Washington, em 1963, que contou com a participação de mais de 200 mil manifestantes em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos