Beckett no Sesc
Consolação
O
projeto Reflexos de Cenas, do Sesc Consolação, foi encerrado,
dia 11 de dezembro, com a última apresentação do espetáculo
Repertório Beckett 2, da Cia. Nova de Teatro Moderno. O programa
apresentado pela companhia, composto por três peças curtas
- Eu Não, Improviso de Ohio e Catástrofe -, faz parte de um
projeto do grupo, que prevê a encenação de dezenove
peças do dramaturgo irlandês Samuel Beckett.
"...E quando
tudo isso acabar, ainda resta a minha história."
Samuel Beckett, dramaturgo irlandês, homenageado no espetáculo
Repertório Beckett 2, da Cia. Nova de Teatro Moderno, encenada
no Sesc Consolação
Rota cigana
Cercada
de mistério, a cultura cigana desperta fascínio e ao mesmo
tempo preconceito, sendo um dos povos que mais sofreram perseguição
na Europa durante o nazismo. Em dezembro, um rico panorama dessa cultura
foi apresentado no Sesc Pinheiros. Por meio de musicais, danças
e exibição de filmes, foi apresentada a história
do povo cigano Rom, que partiu do noroeste da Índia cerca de 1000
anos atrás, peregrinou pela Europa, Egito, norte da África
e chegou ao Brasil.
Teatro em Itaquera
O
I Festival de Teatro Amador de Itaquera mobilizou 30 grupos num total
de 600 atores, todos da zona leste de São Paulo. A premiação
aconteceu no Sesc Itaquera, onde foram entregues prêmios aos três
primeiros colocados: troféus e uma coletânea de livros sobre
dramaturgia. O grupo vencedor foi Tal e Pá (foto), com a peça
Mambembe.
A vida na bancada de Molina
Mestre
Molina nasceu em 1917, na cidade paulista de Bocaina, e somente aos 52
anos deu início à produção de suas bancadas.
Suas "geringonças", como ele próprio as denominava,
representam cenas do cotidiano de determinados locais e épocas
e são compostas por conjuntos de bonecos movidos por um motor.
Essas peças puderam ser vistas na exposição Geringonças
do Mestre Molina, em cartaz no Sesc Pompéia e representam diferentes
períodos e técnicas de construção na produção
do artista.
Consciência, branca e negra
Como
transformar os efeitos da pesada herança histórica - tecida
em quase quatroentos anos de escravidão - que até hoje coloca
brancos e negros em lados opostos da realidade social brasileira? Este
foi o assunto do seminário Desafios das Políticas Públicas
de Promoção da Igualdade Racial, realizado nos dias 15 e
16 de dezembro no Sesc Vila Mariana. Organizado em parceria com o Centro
de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT
- www.ceert.org.br), o evento discutiu a implementação de
políticas públicas para igualdade racial e, mais importante
ainda, apontou os desafios para que tais iniciativas realmente tenham
efeito. O grupo de capoeira Guerreiros da Senzala (foto), do Núcleo
de Consciência Negra da USP, encerrou os debates com uma apresentação
na área de convivência da unidade.
Prêmio APCA
O
prêmio concedido anualmente pela Associação Paulista
de Críticos de Arte (APCA) contemplou cinco produções
teatrais que puderam ser vistas nos teatros do Sesc São Paulo.
Com casa lotada na unidade Vila Mariana, A Morte de um Caixeiro-Viajante,
com Marco Nanini no elenco, levou o prêmio de melhor peça,
junto com A Paixão Segundo G.H., dirigida por Enrique Diaz e interpretada
por Mariana Lima; e A Poltrona Escura, com o ator Cacá Carvalho
dirigido pelo italiano Roberto Bacci - ambas com temporada no Sesc Belenzinho.
Na categoria teatro infantil, mais Sesc Belenzinho. Miranda rendeu o prêmio
de melhor diretor a Vladimir Capella; e Os Três Porquinhos, da Cia.
Le Plat du Jour, ficou com o melhor texto adaptado.
Fulaninha
Escrita
por Carlos Alberto Soffredini e dirigida por Neyde Veneziano, a peça
O Caso Dessa Tal Mafalda trouxe a história verídica de uma
prostituta que se instala em um bairro santista de classe média
e é expulsa de lá por seus vizinhos. A peça foi encenada
no Sesc Santos no dia 16 de dezembro por 27 atores do grupo de teatro
da unidade. Com figurino e música inspirados nos anos de 1960,
o espetáculo é uma adaptação do primeiro texto
escrito por Soffredini, em 1967, quando o autor tinha 27 anos.
"Há o
bar, as vizinhas, o mudinho. A prostituta se instala lá e as pessoas
fazem campanha para expulsá-la, o que acaba culminando em um desfecho
trágico. Falar da prostituta é como falar do negro, do gay,
do idoso, enfim, de todos que sofrem preconceitos."
Neyde Veneziano, diretora de O Caso Dessa Tal Mafalda, encenada no Sesc
Santos
Interartes
Formação
de Repertórios é um projeto mensal do Sesc Pompéia
que aborda a integração de diferentes linguagens e áreas
do conhecimento com a arte. No dia 14 de dezembro, o ciclo de encontros
contou com a participação da fotógrafa e artista
plástica Márcia Xavier. Ela mostrou ao público o
percurso da fotomontagem na história da arte por meio do trabalho
de artistas como Max Ernst, Rodchenko (foto), Rauschenberg e Athos Bulcão.
"Os
direitos humanos surgem, na modernidade, como direitos naturais. Essa
é uma das grandes inovações dos revolucionários
ingleses de 1640. Basta o inglês nascer para tê-los. Entre
tais direitos estava o de não ser obrigado a acusar a si próprio,
o de não pagar impostos que não fossem votados por seus
deputados e o de ter voz na política."
Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política,
presente no projeto realizado no Sesc Santos
"A
nossa intenção é mostrar algumas obras e compositores
que foram esquecidos pelo público e pelos intérpretes. Não
podemos esquecer que levou um século para que a música de
Bach fosse resgatada após sua morte."
Marina Brandão, pianista e curadora do projeto Fama e Esquecimento
"Eu
tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e
viverá o verdadeiro significado de seus princípios. (...)
Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão
em uma nação onde não serão julgadas pela
cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter."
Martin Luther King, ativista negro, em seu célebre discurso proferido
durante a Marcha para Washington, em 1963, que contou com a participação
de mais de 200 mil manifestantes em prol dos direitos civis de todos os
cidadãos dos Estados Unidos
|