Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Campus Senac, um projeto ambicioso

ABRAM SZAJMAN

(Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac)

O tema analfabetismo, registrado nesta edição de Problemas Brasileiros, nos reconduz à questão sempre lembrada da educação. O assunto já foi amplamente repisado, razão pela qual não pretendemos aqui repetir o argumento de que o ato de educar é base, raiz e causa do processo de desenvolvimento de qualquer país. Isso está devidamente comprovado, tanto por sua face positiva, em nações que apostaram no ensino básico e venceram a pobreza, como pelo lado negativo, em países que vivem marcando passo porque sua população sofre cronicamente da falta de conhecimentos fundamentais.

Em vez de tecer comentários e nos estendermos por tais caminhos, preferimos aproveitar o ensejo e registrar uma conquista. Temos orgulho e satisfação de informar que, neste mês de março, iniciou suas atividades o campus Senac, instalado na região sul da capital paulista. Trata-se de um grande projeto em que foram investidos, nos últimos três anos, R$ 60 milhões. Das oito faculdades que o Senac mantém, três já estão operando nas novas instalações. São as que oferecem cursos de hotelaria, turismo, moda e educação ambiental. Até 2005, todos os cursos de graduação serão transferidos para o campus e em 6 anos prevemos a oferta de 5 mil novas vagas de ensino superior.

Um conjunto arquitetônico marcado por edifícios modernos e uma extensa área verde ocupam a área de 120 mil metros quadrados, aproveitados com o objetivo de estimular ao máximo a integração entre os alunos das diversas faculdades.

Os próximos passos serão incluir no projeto um centro de convenções e novos edifícios, elevando a área construída dos atuais 56 mil metros quadrados para 75 mil. E no futuro alcançar maior autonomia para lançar cursos e tomar decisões estratégicas, através de seu reconhecimento, já solicitado ao Ministério da Educação, como centro universitário.

O projeto do campus Senac é antes de tudo ambicioso, como, aliás, todas as iniciativas da entidade no ensino superior. Neste caso, a ambição ganha outros contornos, pois este projeto, muito além de propiciar oportunidades de aprendizagem especializada em grau superior, oferecerá ainda amplo campo de pesquisa, de integração entre professores e alunos e, talvez o mais importante, um maior relacionamento com a comunidade. Um objetivo condizente com a visão que o Senac tem de seu futuro: ser reconhecido como referência de organização educacional e do terceiro setor, diferenciada pela ação inovadora, diversificada e socialmente solidária.

A inovação está presente na oferta de cursos sempre à frente do mercado e na atuação em áreas de ponta, disponibilizando continuamente os equipamentos mais atualizados em termos tecnológicos.

A presença em diversos setores do conhecimento favorece o desenvolvimento de cursos de pós-graduação e atividades de pesquisa. O campus, ao permitir a convivência e aproximação multidisciplinar, se transformará num celeiro de novas idéias e campo fértil para desenvolver conhecimentos. Para isso esses profissionais do saber contarão com o auxílio de uma grande biblioteca e uma base de dados ampliada ao infinito pela tecnologia da informação.

Uma instituição de ensino superior, além dos cursos de graduação e pesquisa, precisa construir e manter uma ponte entre conhecimento e comunidade. O espaço do campus facilita esse trabalho, que se desenvolverá na forma de cursos, eventos culturais e esportivos e projetos sociais. Esse será nosso ponto de encontro com a comunidade, a um só tempo enriquecedor, pelo acúmulo de experiências, e estimulante, pela satisfação de contribuir para o crescimento do país.

O campus Senac é para nós um passo definitivo na longa trajetória que a entidade escolheu com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das pessoas através de ações educacionais e solidárias. Um avanço significativo no projeto que começou em 1946, com as escolas de aprendizagem comercial. Uma prova de que a entidade soube adaptar-se aos novos tempos e antecipar-se às necessidades educacionais da população.

 

Comentários

Assinaturas