Postado em
Mosaico
JORGE LEÃO TEIXEIRA
|
O pecado mora ao lado – O mítico botequim carioca Bracarense, no Leblon, que serve um chope nota 10, ganhou na sua vizinhança uma subsede dos Alcoólicos Anônimos, que funciona a uns 20 metros de distância. Testemunhas dignas de crédito garantem que, de quando em quando, um membro dos AAs cai em tentação ao passar diante do antro e bebe um chopinho apressadamente, com ar de quem não resistiu ao sacrilégio. Essa vizinhança só pode ser obra de belzebu.
Vexame – Entre 41 países selecionados ao acaso para ter seus jovens estudantes submetidos a testes de aproveitamento de leitura e conhecimento, o Brasil ficou muito mal, à frente apenas da Mauritânia, Indonésia, Albânia e Peru. Batalhador incansável pela importância do aprendizado e pelo aproveitamento total da leitura no ensino fundamental, Ziraldo, desolado, classificou o desastre como um fracasso pior do que o ocorrido na Olimpíada de Sydney.
Prestígio – Marta Rocha continua uma inesquecível Miss Brasil. Alvo de uma homenagem em Curitiba, por ocasião de exposição de seus quadros – tornou-se pintora –, Marta desfilou pela cidade num Chrysler 1959, azul-celestíssimo, guiado por um motorista de quepe e luvas brancas. A certa altura, um bloco que seguia o carrão passou a cantar a marchinha cuja letra dizia – "por duas polegadas a mais, passaram a baiana pra trás" –, alusão à rasteira que uma fita métrica norte-americana lhe passou no concurso de Miss Universo.
Seqüestro – Harry Potter continua atraindo atenções. Um carregamento de exemplares do seu último livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, avaliado em 1 milhão de libras, foi roubado de um depósito na Inglaterra, sendo a carreta que o transportava abandonada nas proximidades de Manchester. Antes disso, um caminhoneiro já fora multado e condenado a prestar serviços comunitários por não resistir à tentação de roubar algumas páginas do novo livro na gráfica que o imprimia.
Ajuste de contas – O ex-jogador Assis, em companhia de dois amigos, tomou um táxi em Ipanema, rumo a Copacabana. O motorista, desconfiado, passou a encará-lo pelo espelhinho retrovisor e indagou: "Você não é aquele atacante que tirou o campeonato carioca do Flamengo em 1983, marcando um gol no último minuto da partida para o Fluminense?" Assis, orgulhoso por ter sido reconhecido, confirmou: "Sou eu mesmo, sim, senhor".
O taxista parou o carro e ordenou: "Então vá descendo que ainda não esqueci o prejuízo que você deu ao Mengão".
Engolindo sapos – Os deputados federais Ann Pontes, eleita pelo PMDB do Pará, e Henrique Afonso, do PT do Acre, denunciaram que o suor do sapo campu, espécie amazônica estudada por pesquisadores envolvidos no combate ao câncer, já foi parar em mãos de uma empresa estrangeira, que pretende patenteá-lo e explorá-lo, fato noticiado por jornais do Pará. Os parlamentares temem que suceda a essa substância o mesmo que aconteceu com o cupuaçu, cujo nome foi patenteado para uso comercial por uma empresa japonesa. Coisa que também teria ocorrido com o urucum, pirateado por franceses.
Dor de cabeça – O norte-americano Terry Wallis ficou em coma durante 19 anos, após um acidente de carro que o deixou paralítico, mas no mês de junho, inesperada e surpreendentemente, moveu os lábios e recomeçou a falar. Depois de balbuciar o nome dos pais, pediu à enfermeira uma Pepsi. Dizem que seu pedido deixou em estado de choque o alto comando da Coca-Cola.
Besteirol – Leitora de São Paulo que divulga costumeiramente pela Internet barbaridades cometidas em provas de nível universitário, acompanhadas de comentários entre parênteses, remeteu uma longa lista para esta coluna, da qual selecionamos as seguintes jóias: "O vento é uma imensa quantidade de ar" (Que coisa!); "Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio" (Sem comentário...); "O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro" (Exceto quando o sujeito é obtuso); "A principal função da raiz é se enterrar" (Cérebro de minhoca); "O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas" (Que alívio!); "O animal que não tem água para beber só sobrevive se for empalhado" (Destino desse portento...); "O Chile é um país alto e magro" (Confundiu o Chile com Marco Maciel); "O objetivo das sociedades anônimas é ter muitas fábricas desconhecidas" (Sob medida para o tráfico de drogas); "A prosopopéia é uma epopéia em prosa" (E a centopéia deve ser o produto de cem epopéias...); "Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto" (Meu medo é descobrir que uma tal cavalgadura foi meu aluno...).