Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A magia do Bumba-meu-boi

Os 2500 quilômetros que separam São Paulo do Maranhão se tornam poucos metros, centímetros – milímetros talvez? – no Morro do Querosene. A localidade, que fica no bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo, tem como sua principal celebração as festas do Bumba-Meu-Boi. Trazidas da baixada maranhense, as festas reverberam a tradição de migrantes que vieram para a capital paulista. Em uma série de três vídeos lançada pelo Sesc Carmo, o Grupo Cupuaçu nos conta um pouco dessa história.

O primeiro episódio tem como tema a ancestralidade e a religiosidade. Membros do Grupo Cupuaçu nos mostram a importância do culto aos santos e da ancestralidade que fortalecem a relação entre os mais novos e os mais velhos, em uma brincadeira tão bonita e espontânea que é a celebração do boi.

Dança, toques e personagens é o tema do segundo episódio. Nele, aborda-se a manifestação do Bumba-Meu-Boi a partir do processo de criação da celebração, narrando como é a dança em seus diferentes personagens, como o figurino é feito e também os diferentes sotaques que são criados dentro de seus contextos sociais – seja no Maranhão, seja em São Paulo.

Já o terceiro e último episódio fala da resistência do grupo e da importância da coletividade na preparação da festança, que se perpetua há 30 anos.