Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Pompeia abre 460 vagas para cursos online e gratuitos de artes visuais, acessibilidade e reparos domiciliares

O Sesc Pompeia abre as inscrições para 12 cursos online e gratuitos das Oficinas de Criatividade e Espaço de Tecnologias e Artes – ETA. Entre as atividades disponibilizadas estão aulas de cerâmica, joalheria, fotografia, pintura, acessibilidade e reparos domiciliares. As aulas acontecem a partir de 16 de março, terça-feira, em 8 encontros de 2 horas cada, pela Plataforma Microsoft Teams.

As inscrições podem ser realizadas por este endereço, a partir das 14h do dia 2/3 (terça-feira) até às 18h do dia 6/3 (sábado), ou enquanto durarem as vagas. Cada turma terá um limite de 30 vagas, exceto para o curso "O corpo e a fotografia: 8 tempos de uma fotografia autoral da mulher artista", com Ana Paula Albé, e "Teorias da arte: o que a filosofia disse sobre a arte, com Fernando Amed", com 60 e 100 vagas, respectivamente.

 

Confira abaixo os cursos oferecidos:

Os pré-requisitos, materiais necessários e gasto aproximado com os materiais para cada curso pode ser acessada nesse link.

 

Recursos para acessibilidade na comunicação, com Eduardo Cardoso

Problematizar a (d)Eficiência com foco nas capacidades de cada indivíduo e do coletivo na interação por meio de recursos de acessibilidade na comunicação como: Braille, Fonte Ampliada e Audiodescrição para pessoas com deficiência visual; Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE); Comunicação Alternativa por meio da Escrita Simples e com Símbolos para pessoas com deficiência intelectual, autismo e necessidades complexas de comunicação. Terças-feiras, de 16/3 a 4/5, das 10h às 12h

 

 

Processos em cerâmica: do desenho à modelagem, com Sheila Ortega

O curso pretende tratar das relações entre o desenho e a cerâmica, a partir da experimentação e reconhecimento do primeiro como parte do processo criativo para o segundo. Também, do desenvolvimento da modelagem de peças simples e modulares a partir de projetos em desenhos. Por fim, do reconhecimento da transposição formal do desenho para a modelagem (tridimensional), assim como possíveis hibridismos e relações entre eles. Terças-feiras, de 16/3 a 4/5, das 14h às 16h.

 

Teorias da arte: o que a filosofia disse sobre a arte, com Fernando Amed

O objetivo do curso é recuperar o repertório filosófico da arte como meio de obtenção de subsídios para se pensar, compreender e melhor perceber a arte contemporânea. Nessa direção, iremos nos introduzir nas visões de Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche, Baudelaire, Benjamin, Adorno chegando até a pós- modernidade e às injunções propiciadas pelo filósofo Byung-chul Han. Possibilitar o estabelecimento de relações entre as manifestações artísticas do contemporâneo a partir de suas remissões às heranças teórica e prática, especialmente ao fazer artístico no tempo e no espaço. Terças-feiras, de 16/3 a 4/5, das 19h às 21h.

 

Transparente e/ou opaco: experimentações com aquarela e guache, com Danielle Noronha Maia

A aquarela e o guache nem sempre são técnicas na mesma mesa do artista. Uns preferem a primeira por ser transparente, ter pigmentos mais finos e permitir sobreposições, enquanto outros se utilizam do guache por seu manejo supostamente mais controlado. Apesar de terem personalidades bem diferentes, suas origens se confundem. O que interessa aqui é praticar, por meio da pintura, e experimentar a representação, ora com pinceladas transparentes ora com sobreposições de opacidade, se utilizando da observação direta de objetos corriqueiros, especialmente os brancos e os que têm brilho (como porcelanas e talheres), explorando as diferentes possibilidades de representação desses mesmos objetos. Quartas-feiras, de 17/3 a 12/5, das 10h às 12h.

 

Introdução ao patchwork moderno, com Fá Giandoso

O curso abordará uma nova linguagem de patchwork, desde a análise de cores e estampas, até a técnica de corte e costura. A cada aula, os participantes aprendem novos blocos de patchwork moderno, com níveis de dificuldades diferentes, criando um quilt (colcha) como peça final. Quilting reto e livre, além de técnicas de finalização, também serão abordados. Quartas-feiras, de 17/3 a 12/5, das 14h às 16h.

 

Colagem têxtil, com Tainá Denardi e Rodrigo Silva

Misturando colagem e técnicas manuais, como o bordado, o crochê e o tear, os participantes aprendem as técnicas, conforme seu projeto e desejo, criando construções e imagens particulares. Quartas-feiras, de 17/3 a 12/5, das 19h às 21h.

 

Que joalheria é essa?, com Miriam Pappalardo

O objetivo deste curso é compartilhar o que vem acontecendo no Brasil, América Latina e outros continentes, já desde meados do século XX, no campo da joalheria contemporânea. Por meio de uma abordagem prática e crítica, o curso propõe uma introdução ao estudo e discussão sobre a produção da joalheria autoral, apresentando trabalhos de artistas joalheiros de diferentes partes do mundo, estimulando também o desenvolvimento dos participantes em seus próprios trabalhos de forma investigativa. Em cada encontro será abordado um tema e, em paralelo, proposto o desenvolvimento de um trabalho individual para cada participante. Quintas-feiras, de 18/3 a 6/5, das 10h às 12h

 

 

Jornalismo em quadrinhos, com Carol Ito

O objetivo é ensinar técnicas de jornalismo em quadrinhos para que cada participante consiga elaborar conteúdos jornalísticos, tendo como ferramenta o desenho. Os objetivos específicos são: apresentar obras de HQ-repórteres estrangeiros e brasileiros e ensinar técnicas básicas de apuração jornalística e produção de histórias em quadrinhos. Quintas-feiras, de 18/3 a 6/5, das 14h às 16h.

 

Ferramentas manuais para consertos domiciliares, com Priscila, da Manas à obra

Conhecer e aprender nome, função e utilização de ferramentas. Manipular, consertar, montar e desmontar tomadas, interruptores, chuveiros, registros, torneiras, sifões, válvulas americanas e válvulas de descarga. Serão aplicados conceitos teóricos para cada item, explicando de forma rápida e objetiva sua funcionalidade e passo a passo para a montagem/instalação. Posteriormente será aplicado o conceito prático, convidando os participantes a manipularem as ferramentas dentro da proposta de atividade do dia. Quintas-feiras, de 18/3 a 6/5, das 19h às 21h.

 

Estamparia digital, com Camilla Bologna

A ideia é capacitar os participantes para trabalharem de maneira profissional com o desenvolvimento e a criação de estampas digitais. Produzindo, definindo e aplicando as padronagens sobre diferentes bases têxteis de fibra natural e sintética com as mais diversas técnicas de estamparia, como: estamparia digital (direta no tecido), sublimação, transfer, cilindro (rotativa), a quadro (silk screen) e serigrafia, na finalidade de propor soluções inovadoras ao mercado de moda, decoração, design de acessórios e brindes. Sextas-feiras, de 19/3 a 14/5, das 10h às 12h.

 

O lápis da natureza e a imagem impressa: investigando técnicas poéticas  que transitam entre as linguagens gráfica e fotográfica, com Marcos Blau e Patrícia Ogata, do Atelier Estrela Brasil Oriente

O curso é sobre o desenho gráfico entre o lápis da natureza - referência a uma das técnicas pioneiras da fotografia criada por H.F.Talbot - e a imagem impressa. A partir da leitura de trabalhos de artistas de época e projetos dos próprios participantes, o curso irá desenvolver a reflexão sobre as intersecções, as relações e as disparidades entre a gravura e a fotografia; desde as invenções mecânicas para copiar a natureza ao êxito da fixação e reprodução da imagem. Sextas-feiras, de 19/3 a 14/5, das 14h às 16h.

 

O corpo e a fotografia: 8 tempos de uma fotografia autoral da mulher artista, com Ana Paula Albé

Os encontros são baseados na apresentação dos trabalhos de artistas mulheres que usaram a fotografia como suporte para sua arte. A apresentação contempla o trabalho e a vida das artistas escolhidas. Além da demonstração desses materiais históricos, os encontros estão abertos para a conversa entre todos sobre o tema e para a apresentação de produção dos participantes que se sentirem estimulados a produzirem material relacionado ao tema. Sextas-feiras, de 19/3 a 14/5, das 19h às 21h.
 

 

Os pré-requisitos, materiais necessários e gasto aproximado com os materiais para cada curso pode ser acessada nesse link.

 

Crédito das fotos:

Transparente Opaco Aquarela Cumbuca Limão Colher – Danielle Noronha

O lápis e a natureza - Patrícia Ogata

Pulseira Entre - Arnaldo Pappalardo

Recursos para acessibilidade – Eduardo Cardoso

___________________________________________________________________________________________________

SERVIÇO:

Oficinas de Criatividade  

Inscrições: neste link, a partir das 14h do dia 2/3 (terça-feira), até às 18h do dia 6/3 (sábado), conforme disponibilidade de vagas.

Início do curso: 16 de março

Classificação: 16 anos