Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

De férias em casa

Orquestra Modesta, na programação do Crianças #EmCasaComSesc | Foto: Amanda Areias
Orquestra Modesta, na programação do Crianças #EmCasaComSesc | Foto: Amanda Areias

Brincar é uma das principais linguagens das crianças. Por meio dessa ação, elas exploram novos mundos, aprendem, desenvolvem habilidades, se relacionam umas com as outras e com adultos. Nas férias, então, a brincadeira corre solta. Como a possibilidade de frequentar parques, praças, cinemas e outros espaços ainda é restrita pela pandemia, que tal adaptar sua casa para a diversão? Para dar um empurrãozinho (e muitas ideias), pais, cuidadores e familiares podem acessar diversas opções na internet. Vídeos ensinam a construir cidades, assim como plataformas digitais exibem episódios de contação de histórias, apresentações de circo e sessões de cinema. Confira algumas dicas:

 

Crianças #EmCasaComSesc

 

Barbatuques | Foto: Tati Wexler

No canal do YouTube do Sesc São Paulo, a programação do Crianças #EmCasaComSesc tem horário marcado. Todo sábado, ao meio-dia, é hora de dar play na brincadeira e na imaginação. Além de apresentações de circo, música e teatro, tem contação de histórias e outras atividades criativas para crianças de diferentes faixas etárias. Grupos e artistas apresentam-se em casa ou nas unidades do Sesc sem plateia, seguindo todos os protocolos de segurança. Todos os vídeos estão disponíveis no canal para assistir quando quiser. 

 

Montar e desmontar

 

Reprodução

Realizada pelo Itaú Cultural, a oficina Aventuras e Construções – terceira temporada da série Expedição Brasiliana – convida crianças e adultos a imaginar e criar casas e cidades. Desenvolvida a partir da coleção Brasiliana Itaú, a oficina conduzida por educadores da instituição propõe brincadeiras dentro da temática da arquitetura e da construção. Ao todo são cinco atividades: Faça uma casa de brinquedo; Crie e decore fachadas; Construa uma cidade; Explore paisagens; e Construa um lugar imaginário. Saiba mais: https://www.itaucultural.org.br/secoes/infantil.

 

Contação de histórias

 

Reprodução

O podcast Contos do Balé, realizado pela São Paulo Companhia de Dança, aproxima as crianças, de maneira lúdica, de grandes clássicos da literatura adaptados para o universo da dança. Entre eles, O Lago dos Cisnes, A Flauta Mágica, Dom Quixote e A Bela Adormecida. Inspirado pelo livro Contos do Balé (Editora Sesi-SP), o programa tem direção artística e roteiro de Inês Bogéa, que compartilha a narração com Luca Baldovino. Cada podcast tem, aproximadamente, 15 minutos de duração e está disponível no canal do YouTube da São Paulo Companhia de Dança.

 

Cineclubinho

 

Um Gato em Paris | Divulgação

Hora de descansar um pouco da brincadeira? Que tal uma sessão de cinema na sala, no quarto ou no quintal com direito a pipoca? O Cineclubinho, realizado pelo CineSesc, têm um espaço exclusivo na plataforma do Sesc Digital. Na programação, filmes brasileiros, estrangeiros, animações, curtas e longas-metragens escolhidos pela diversidade de narrativas para que crianças e toda a família possam curtir o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil em casa. Lembrando que toda quinta-feira estreia um filme novo. Verifique as datas e se programe: sesc.digital/colecao/54856/cineclubinho.

 

revistae | instagram