Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Divulgação
Divulgação

AO SOM DO BEN

A TROCA DO VIOLÃO PELA GUITARRA E OUTRAS ALQUIMIAS FAZEM PARTE DO TERCEIRO VOLUME DA COLEÇÃO DISCOS DA MÚSICA BRASILEIRA

"Se não fosse Jorge Lima Menezes, o Babulina do Rio Comprido, a história da música brasileira certamente seria outra”, descreve a jornalista e pesquisadora musical Kamille Viola, autora do recém-lançado e-book África Brasil – Um Dia Jorge Ben Voou para Toda a Gente Ver (Edições Sesc São Paulo, 2020), da coleção Discos da Música Brasileira. É que o músico carioca segue como “um farol” para artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, a exemplo de Gilberto Gil, Mano Brown e Marcelo D2, que dão seus depoimentos no livro. Divisor de águas e 14º álbum da carreira, o disco África Brasil compõe um importante capítulo da história da música brasileira.

“Para nós foi quase impossível fazermos uma coleção em torno de grandes álbuns da música brasileira e não chegarmos ao Jorge Ben. Músico que não tem apenas um ou dois discos que entram facilmente em qualquer lista de maiores da produção brasileira; ele sozinho tem uma coleção de obras históricas, como Samba Esquema Novo (1963, álbum de estreia), A Tábua de Esmeralda (1974) ou Solta o Pavão (1975). Escolhemos o álbum África Brasil por marcar uma virada na obra do artista, e a jornalista Kamille Viola, no livro, faz um belo trabalho passando por todos os grandes discos de Jorge Ben para chegar a este, lançado em 1976”, explica Jefferson Alves de Lima, coordenador editorial das Edições Sesc São Paulo.

Série de livros digitais, a coleção Discos da Música Brasileira dedica-se aos bastidores de álbuns que marcaram as composições produzidas no país. Seja pela estética, por questões sociais e políticas, ou pela influência sobre o comportamento do público na época. Artistas e grupos são protagonistas dessa história. Formam essa coleção o e-book de estreia, Da Lama ao Caos: Que Som É Este Que Vem de Pernambuco?, de José Teles; e o segundo volume, Acabou Chorare: O Rock’n’roll Encontra a Batida de João Gilberto, de Márcio Gaspar e organização do crítico musical Lauro Lisboa Garcia.

Saiba mais no site www.sescsp.org.br/edicoessesc.

 

 

90 ANOS DE ARQUITETURA

 

Foto: Karin Yuri

 

Da década de 1920 aos dias atuais, quais traços e perspectivas desenham a história de monumentos, edifícios e outros espaços projetados no país? A exposição Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira, em exibição no Sesc 24 de Maio, convida os visitantes a viajar por esse recorte de tempo. Um período de liberdade de criação trazida pela modernidade e pela contemporaneidade advindas de novos pontos de vista artístico-culturais, em contraponto à arquitetura clássica, influenciada por construções europeias. Sob curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, o acervo é composto por imagens e reproduções de obras de 96 figuras emblemáticas, como Lúcio Costa, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. A mostra fica em cartaz até 27 de junho.

Agende sua visita e saiba mais: www.sescsp.org.br/exposicoes.

 

 

Foto: Dih Lemos

 

NÃO É PELO CALOR DA BATALHA QUE O ARTISTA [KADER ATTIA] SE INTERESSA, NO ENTANTO, MAS PELO QUE VEM DEPOIS DELA – O TRAUMA QUE SEUS SOBREVIVENTES CARREGAM. DAÍ O CONCEITO CENTRAL DE SEU TRABALHO, O DA REPARAÇÃO.

CLARA BALBI, no jornal Folha de S.Paulo, sobre a exposição Irreparáveis Reparos, primeira mostra solo do artista franco-argelino Kader Attia no Brasil, em cartaz no Sesc Pompeia até 5 de janeiro.

 

A FOME NÃO ESPERA

 

Foto: Aruan Viola

 

Campanha de distribuição de alimentos realizada pela Frente de Apoio aos Povos Indígenas do Brasil (Fapib), A Fome Não Espera ganhou um festival homônimo, em parceria com o Sesc São Paulo e apoio da Associação SOS Pankararu e do Instituto Akhanda. Transmitido em 5 de dezembro nas redes sociais e no canal do YouTube do Sesc São Paulo, o festival reuniu lideranças indígenas como Ailton Krenak e Watatakalu Yawalapiti, além de artistas como Zeca Baleiro e Kunumi MC. Os recursos arrecadados serão destinados a mais de 40 mil indígenas aldeados ou em contexto urbano no estado de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre a campanha e como participar: www.sescsp.org.br/online/artigo/14924_FESTIVAL+A+FOME+NAO+ESPERA+LEVA+APOIO+AOS+POVOS+INDIGENAS

 

POLÍTICAS CULTURAIS

Importantes pesquisadores contemporâneos fizeram parte do seminário Pensadoras(es) das Políticas Culturais, realizado no ambiente virtual pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF) entre os meses de novembro e dezembro passado. A ação teve como foco o estudo específico das formulações das políticas culturais no Brasil e a análise da contribuição de cinco personalidades – Mário de Andrade, Celso Furtado, Marilena Chaui, Aloísio Magalhães e Gilberto Gil – ao pensamento acerca das políticas culturais no Brasil. Participaram desses cinco encontros o cineasta e professor Carlos Augusto Calil, o professor Paulo Miguez e as professoras Lia Calabre, Claudia Leitão e Sophia Rocha. O evento foi organizado pelo professor Antônio Albino Rubim, que conduziu as discussões nos encontros do seminário.

 

 

Divulgação

 

Estreia no SescTV a série Os Imortais, que traz adaptações literárias de autores brasileiros consagrados e de diferentes gerações, como Machado de Assis e Jorge Amado. O primeiro episódio, O Fim de Arsênio Godard (foto), baseado na obra de João do Rio, será exibido no dia 23/1, às 22h. Dirigida por Adolfo Rosenthal e Thiago Di Fiore, a série também está disponível on demand. Saiba mais: www.sesctv.org.br.

 

IDOSOS CONECTADOS

 

Divulgação

 

Visando à importância da inserção da população acima dos 60 anos no universo digital, o Sesc Guarulhos realiza a série Conecta: Educação Tecnológica para Idosos. Nela, vídeos tutoriais, produzidos mensalmente, orientam esse segmento da população brasileira que hoje corresponde a mais de 28 milhões de pessoas. O objetivo dessa ação é que os usuários possam utilizar de maneira eficiente e consciente a internet, redes sociais e aplicativos, ferramentas indispensáveis nesse momento de restrição social. Disponibilizada no canal do YouTube do Sesc Guarulhos, Conecta é apresentada por educadores e educadoras de tecnologias e artes, que ainda trazem dicas sobre o mundo online.

Confira: www.youtube.com/channel/UCwjfezN3NyP3vPNl41sUgEQ.

 

 

SESC IDEIAS

+ de 283 mil visualizações da programação

+ de 18 mil visualizações DO ENCONTRO Humanismos e Solidariedade na Sociedade Contemporânea: Saberes de Edgar Morin

+ de 10 mil Violência contra o Idoso Durante a Pandemia

+  de 6 mil Tempo de Estar: Um Olhar sobre Educação Antes e Pós-Pandemia

Fonte: Sesc São Paulo / Números referentes ao período de 13/5 a 6/12/2020

 

revistae | instagram