Postado em
Rodas Populares: projeto do Sesc Sorocaba vira web série e conta a história de manifestações culturais da região
Ao som dos tambores do jongo, da batucada do samba de roda, das batidas do rap e das tradições que envolvem estas manifestações da cultura popular, o Sesc Sorocaba realizou o projeto Rodas Populares de Sorocaba, de setembro a dezembro de 2019.
Ações formativas, rodas de conversa e apresentações artísticas fizeram parte da programação, que virou uma web série em três episódios para registrar um pouco de tudo que aconteceu.
Um encontro entre o Projeto Cultural Semente do Samba, responsável por disseminar sambas autorais em rodas de samba em Sorocaba, e o cantor, compositor e instrumentista Silvo Modesto, um baluarte do samba paulistano, marcou o início do especial, com uma roda de conversa e um show na Convivência do Sesc Sorocaba.
Vivências e trocas de experiências também fizeram parte do Projeto. O rapper Kamau foi o convidado da Batalha do Cianê para conhecer, vivenciar e referendar a manifestação ocorrendo em seu lugar de origem.
E o mesmo aconteceu com o Jongo de Embu das Artes, que foi convidado pelo Grupo Turi Vimba, grupo jongueiro do Quilombo Cafundó, para o bate-papo ‘Rodas Populares: Reminiscências Quilombolas - Jongo e Cupóia’, além de uma visita ao Quilombo.
A proposta foi para aguçar a memória e a vivência das rodas de Jongo, que, em conjunto com a língua "Cupóia", representam traço étnico fundamental do Quilombo Cafundó. O momento foi ainda de afirmação e reconhecimento desta comunidade e sua contribuição para a cultura da região.