Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rodas Populares: projeto do Sesc Sorocaba vira web série e conta a história de manifestações culturais da região

Apresentação de Jongo no Quilombo Cafundó
Apresentação de Jongo no Quilombo Cafundó

Ao som dos tambores do jongo, da batucada do samba de roda, das batidas do rap e das tradições que envolvem estas manifestações da cultura popular, o Sesc Sorocaba realizou o projeto Rodas Populares de Sorocaba, de setembro a dezembro de 2019.

Ações formativas, rodas de conversa e apresentações artísticas fizeram parte da programação, que virou uma web série em três episódios para registrar um pouco de tudo que aconteceu.

Um encontro entre o Projeto Cultural Semente do Samba, responsável por disseminar sambas autorais em rodas de samba em Sorocaba, e o cantor, compositor e instrumentista Silvo Modesto, um baluarte do samba paulistano, marcou o início do especial, com uma roda de conversa e um show na Convivência do Sesc Sorocaba.

 

Vivências e trocas de experiências também fizeram parte do Projeto. O rapper Kamau foi o convidado da Batalha do Cianê para conhecer, vivenciar e referendar a manifestação ocorrendo em seu lugar de origem.

 

 

E o mesmo aconteceu com o Jongo de Embu das Artes, que foi convidado pelo Grupo Turi Vimba, grupo jongueiro do Quilombo Cafundó, para o bate-papo ‘Rodas Populares: Reminiscências Quilombolas - Jongo e Cupóia’, além de uma visita ao Quilombo.

A proposta foi para aguçar a memória e a vivência das rodas de Jongo, que, em conjunto com a língua "Cupóia", representam traço étnico fundamental do Quilombo Cafundó. O momento foi ainda de afirmação e reconhecimento desta comunidade e sua contribuição para a cultura da região.