Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#FicaEmCasa e movimente-se!

Divulgação
Divulgação

Desde o dia 17 de março 2020, estamos praticando o distanciamento social, medida para combater a Covid- 19. Como num passe de mágica, nossas rotinas se desfizeram e de repente estamos em casa há quase 60 dias. Mas é claro que a intenção do isolamento é muito válida e tem surtido resultados. Por isso, vamos continuar até quando for necessário. Quem puder: fica em casa! 

E o que significa ficar em casa em tempos de isolamento social?

Pode ser ter mais tempo para maratonar séries, preparar receitinhas delícia, cuidar da casa, bichos e filhos e por aí vai... Também significa trazer coisas de fora de casa para dentro, como o trabalho, a escola, a corrida no parque, a ida ao Sesc, academias, entre outros.

Em tempos de distanciamento social, buscamos novas formas de organizar a nossa rotina e precisamos considerar em nosso bem-estar nesse processo.

A importância do Esporte e Atividade Física para o seu bem-estar

De acordo com Henrique Silva, profissional de educação física e Monitor de Esportes do Sesc Interlagos, a prática regular de exercícios físicos e esportes é capaz de causar vários benefícios, inclusive a liberação de hormônio. “Quando colocamos nosso corpo em movimento acontece a liberação de vários hormônios, entre eles, podemos citar a ENDORFINA e a SEROTONINA, que promovem a sensação de prazer, alívio, relaxamento e bem-estar de forma geral”, afirma o profissional. 

Para te ajudar nesse processo, a equipe montou algumas possibilidades de exercícios para serem praticados em casa que servem para praticantes e iniciantes. “Qualquer pessoa saudável pode realizar os exercícios, mas é muito importante que cada um respeite os limites do seu corpo”. Henrique ressalta também a importância nos cuidados que os iniciantes devem ter ao realizar os treinos: “pessoas iniciantes devem iniciar devagar e aumentar a carga progressivamente nos treinos seguintes, de acordo com os seus limites”

Os treinos a seguir foram pensados e montados especialmente para serem realizados em casa. “Movimente-se! A prática regular de exercício físico pode fortalecer o sistema imunológico, a disposição, o bom humor, enfim, vários fatores que são fundamentais nesse momento de quarentena”, conclui Henrique.

Agora, é só pegar as dicas, arrastar o sofá e começar!

Treinos:

Alongamento - aula aplicada pela educadora Vanessa Almeida

Alongamentos são movimentos corporais que têm por objetivo melhorar a flexibilidade. Podem ser realizados antes dos exercícios, como aquecimento, e depois, para relaxamento da musculatura. Auxilia na correção da postura, reduz a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea entre outros.

Atletismo - treino é apresentado pelo educador Cleber Ferreira

O Atletismo possui vários exercícios que servem de base para outras modalidades. Melhora a coordenação motora tornando os movimentos do corpo mais eficientes.
*Intervalo 30 a 60 segundos para cada repetição. 

Ginástica Multifuncional (GMF) - apresentado pelo educador Leandro Marçal

Aula com exercícios variados que utilizam movimentos livres com base no peso corporal, trabalhando de forma prática e integrada habilidades motoras complexas, resistência cardiovascular, força e resistência muscular entre outros.

Ritmos - aula ministrada pelo educador Ronaldo Torres

Nesta aula apresentamos o ritmo "charme" um bom aliado para se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.

Ginástica Multifuncional (GMF) - aula apresentada pela educadora Cecília Barbosa
 

Esta aula tem como objetivo trabalhar o equilíbrio corporal, que auxilia na melhora das realizações das tarefas diárias e prevenção de quedas.

Treino de Agilidade - treino aplicado pelo educador Leandro  Marçal
 

Esta aula tem como objetivo trabalhar as capacidades físicas com exercícios simples e diversificado, com foco maior na agilidade, tempo de reação, coordenação motora e resistência cardio-respiratória.

Práticas Corporais - Pilates/CORE - ministrada pelo educador Thiago Tadeu
 

O Pilates de Solo trata o corpo como um todo e busca fortalecer o centro de força (CORE), músculos do abdômen, dos quadris, da região lombar, das costas, dos glúteos, parte interna das coxas e músculos mais profundos, como os do assoalho pélvico. A proposta deste treino é trabalhar a postura, fortalece o corpo e melhora a flexibilidade.

--

Todas as atividades apresentadas aqui fazem parte do programa de atividades físicas e esportivas do Sesc Interlagos.
Cada treino deve ser realizado respeitando sempre os limites físicos individuais, com atenção a intensidade dos exercícios e tempo de execução. Bom treino! 

#FicaEmCasa
#SescInterlagosEmCasa
#EmCasaComOSesc