Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Papo-cabeça



O físico e a mente seriam duas estruturas separadas ou dois âmbitos de um mesmo corpo?

Há diferentes linhas de pensamento sobre esse tema. E, talvez pela mente ser tão menos palpável e “concreta”, qualquer desvio do que é aceito socialmente como normal pode ser encarado como tabu e problema. Por isso é tão complicado, ainda hoje, falar abertamente sobre a saúde e as doenças mentais. 

Uma coisa é certa: a saúde mental não pode ser ignorada e nem tratada como assunto menor, excluído da sociedade. Transtornos como depressão e ansiedade afetam gente demais para que sejam avaliados como um fator secundário, diminuindo a importância da prevenção e da promoção da saúde mental frente a outras patologias.

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, problema que atinge cerca de 5,8% dos brasileiros. E somos também o país mais ansioso do mundo: 9,3% de quem vive aqui têm ansiedade em algum grau. 

Esses números demonstram uma necessidade de conscientização sobre saúde mental no cotidiano dos indivíduos. Por isso, esse é o foco da terceira edição do Inspira – ações para uma vida saudável, que acontecerá em ambiente digital, por conta das ações de contenção do coronavírus. O projeto surgiu para celebrar o Dia Mundial de Saúde, que acontece em 7 de abril. Neste ano, ele apresenta questões que envolvem o bem-estar da mente, em especial, diante de tantas incertezas causadas pelo enfrentamento à pandemia. 

E, partindo do princípio de que somos animais que vivem em sociedade e que as coletividades e expressões culturais e artísticas são um dos caminhos para melhorar, prevenir e manter a mente – e o corpo, por consequência – com boa saúde, o Sesc São Paulo apresentará ideias, discussões e propostas para desmistificar os temas relacionados à saúde mental estimulando a autonomia dos indivíduo na busca de atitudes que levem à melhora da sua qualidade de vida e do seu bem-estar.

De 9 a 16 de abril, o projeto apresentará vídeos produzidos pelos convidados Vitor Pordeus, Christian Dunker, Plenitude Bem-estar, Marcela Maia e Coletivo Dudu Badé, que abordarão a saúde emocional e a solidariedade em tempos de isolamento social. 
 


Acompanhe o portal e as redes sociais do @SescSP para assistir a programação. 

Isolamento social e saúde mental, com Vitor Pordeus
Ansiedade em tempos de crise, com Christian Dunker 
Aprendendo a meditar, com Marcela Maia
Abayomis Afetivas, com Coletivo Dudu Badé
Automassagem guiada, com Plenitude Bem-estar