Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Web documentário aborda espírito provocador e transformador do teatro

Reflexão, questionamento e transformação. Estas três palavras se atraem facilmente quando se pergunta a uma artista de teatro qual a função de sua arte. No web documentário "Atos", levantamos questões relacionadas à necessidade de promover e absorver arte nos tempos atuais, além de discussões sobre o fazer teatral.

A partir de entrevistas com artistas da Cia. Azul Celeste, de São José do Rio Preto, que já soma 30 anos de história, e outros profissionais da área, o projeto coloca em destaque temas como: o espírito provocador e transformador das artes cênicas, teatro X entretenimento, fazer teatro no interior, a importância de "consumir" teatro, entre outros.

O documentário, segundo o editor de conteúdo digital da unidade do Sesc BiriguiWillian Lopes, nasceu com o objetivo de lançar um olhar sobre a linguagem de forma ampla, enaltecendo-a, proporcionando espaço de fala aos envolvidos na busca de refletir sobre a produção cultural do gênero fora do cenário da capital e, consequentemente, valorizando o fazer teatral como um todo.

Este é o segundo webdoc produzido pela equipe de Birigui. Em outubro de 2018, foi ao ar "Abaixo do nível da água", que propõe um mergulho no universo das Drag Queens. O projeto foi exibido também dentro da programação de outras unidades do Sesc SP.

"Temos sempre em mente o desdobramento das nossas atividades para o campo digital, pois enxergamos o potencial destes conteúdos também como algo que o Sesc, como instituição cultural, pode oferecer", afirma Willian.