Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

A Celebração Amem | Foto: Divulgação
A Celebração Amem | Foto: Divulgação

Vidas positivas

SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO CONTATO REALIZA OFICINAS, ESPETÁCULOS E OUTRAS AÇÕES PARA AMPLIAR O DEBATE SOBRE HIV/AIDS E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Desde 1995, o Sesc São Paulo busca ampliar o debate sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De lá para cá, as ferramentas utilizadas para abordar o assunto se inserem no campo da criatividade e da sensibilidade: a arte e a cultura. Sempre com o objetivo de construir coletivamente espaços de reflexão para a construção de relações sociais mais saudáveis, respeitosas e humanas. Por isso, de 1º a 8 de dezembro, o Sesc realiza a segunda edição do projeto Contato, visando à promoção da saúde sexual e à prevenção das ISTs, entre elas o HIV/Aids.

“Mais do que falar sobre prevenção, o projeto Contato propõe a discussão tão necessária sobre saúde sexual de forma ampliada, envolvendo aspectos culturais, crenças e tabus. Falar sobre saúde sexual hoje é falar sobre humanidade, sobre relações sociais e afetivas e sobre vidas positivas”, explica Fabia L. Uccelli Santos, assistente técnica da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc São Paulo. Na programação realizada em 27 unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral, há uma série de atividades. Desde bate-papos, oficinas, exibição de filmes, espetáculos teatrais e performances a outras ações que convidam o público a discutir o tema, romper preconceitos e refletir sobre questões que permeiam a vida das pessoas HIV positivas.

CINEMA NACIONAL
De 5 a 30 de dezembro, o CineSesc realiza a 20ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Neste ano, a programação reúne uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2018 e outubro de 2019. Desde sua primeira edição, em 2000, a retrospectiva busca dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira contemporânea com uma curadoria que abrange diversidade de estilos, vozes e linguagens. Entre as produções que farão parte da mostra, estão Los Silencios, de Beatriz Seigner, e Divino Amor (foto), de Gabriel Mascaro.

Divino Amor | Foto: Divulgação

 

É ESSE MULTIARTISTA IRREVERENTE E PROLÍFICO QUE O CURADOR (DANIEL RANGEL) QUIS RESGATAR COM MY NAME IS IVALD GRANATO EU SOU. DAS MAIS DE MIL OBRAS DO ARTISTA GUARDADAS NO ACERVO DA FAMÍLIA, ELE ESCOLHEU CERCA DE 500. A MAIORIA É FORMADA POR PINTURAS, E SÃO ELAS QUE GUIAM A CRONOLOGIA DA EXPOSIÇÃO.
CLARA BALBI, no jornal Folha de S.Paulo, sobre a exposição My Name is IVALD GRANATO Eu Sou, em cartaz no Sesc Belenzinho, até 26/1.

Foto: Edson Kumasaka | Acervo Ivald Granato

 

MÚSICA NO SOFÁ
Em dezembro, o SescTV exibirá uma série de shows inéditos que estiveram na programação das unidades do Sesc São Paulo entre 2018 e 2019. Entre os destaques, no dia 4/12, será exibido o show do primeiro álbum solo – Boogie Naipe – do rapper paulistano Mano Brown (foto), vocalista da banda Racionais MC’s, gravado em Santo André, em dezembro de 2018. Já o espetáculo Goela Abaixo, de Liniker e os Caramelows, registrado no Sesc Pompeia em julho deste ano, vai ao ar no dia 18/12. Assista pelo site do Sesc São Paulo, pelo Canal 128 da Oi TV, ou consulte sua operadora.

Foto: André Peniche

 

POESIA E DIREITO
No dia 5 de dezembro, a Orquestra Profunda de Delicadeza se apresenta no Sesc Belenzinho, com direção artística de Renato Gama. A orquestra é composta por mulheres que executam instrumentos associados a formações eruditas – fagote, violoncelo e flauta – e criam sonoridades com estéticas do samba, de músicas regionais e do rap. Na apresentação, as musicistas também vão orquestrar poemas de Conceição Evaristo, Neide Almeida, Débora Garcia, entre outras escritoras, além de comemorar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Foto: Junior Santos

 

 

Foto: Luisa Bonin

 

Com Renato Borghi (ao centro), Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel, O Que Mantém um Homem Vivo leva ao palco reflexões do dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956) sobre a natureza humana. A peça fica em cartaz até 15/12 no Teatro Anchieta, Sesc Consolação.

 

ODONTOLOGIA SOBRE RODAS
A saúde bucal também é foco de atuação do Sesc São Paulo. Em dezembro, chega ao Sesc Campo Limpo a Unidade Móvel de Odontologia. No caminhão, há espaço para quatro atendimentos simultâneos, sala de raios-X e de esterilização dos instrumentos. Em março de 2020, serão abertas as próximas inscrições para tratamento odontológico no site sescsp.org.br. As unidades Itaquera, Interlagos, Osasco, Presidente Prudente e Bertioga também possuem uma Unidade Móvel de Odontologia, exclusiva para quem possui a Credencial Plena válida no estado de São Paulo.

Foto: Thaís Ferreira

 

VIVA, ITAMAR ASSUMPÇÃO
Em dezembro, no Sesc Pompeia, o espetáculo musical Pretoperitamar – o Caminho Que Vai Dar Aqui presta homenagem ao músico Itamar Assumpção, que completaria 70 anos em 2019. Sob direção geral e idealização da cantora Anelis Assumpção, filha de Itamar, o espetáculo traz ao público os principais passos artísticos do cantor, instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical nascido em São Paulo. Com dramaturgia de Ana Maria Gonçalves e Grace Passô, o enredo abrange composições, entrevistas e outros textos elaborados pelo artista ao longo de 30 anos de carreira.

Foto: Duda Portella

 

revistae | instagram