Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Suzane Jardim

ENTRE METRÓPOLES, ADULTOS E DESVIOS
Suzane Jardim1

Resenha do livro: MASCARENHAS, Ed Anderson. Meu nome não é Pixote: o jovem transgressor no cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2018.

Diadema, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, não costuma ser lembrada por seus triunfos, mas sim por suas tragédias – a chacina na antiga Favela Naval, em 1997, é uma delas. Fernando Ramos da Silva é outra. Quem cresceu por lá na década de 1990 por certo ouviu falar sobre o rapaz que saiu da cidade em que nasci para se tornar ator de cinema, fazer novela, ir para a Globo. Seu nome só descobri quando adulta, para nós era "Pixote", nome do personagem que o consagrou em filme homônimo.

A parte trágica de sua história também era narrada, como se sua atuação fosse fase necessária para o desenvolvimento de uma lenda em que personagem e ator se confundem, terminando como um só. A narrativa trágica se repetiria diversas vezes ao longo de minha vida, porém sem o glamour do estrelato – eram colegas, vizinhos, conhecidos, jovens da cidade que, como Fernando, tiveram a juventude interrompida pela violência cotidiana. Em 2008, ano em que o filme Meu nome não é Johnny chegou aos cinemas, eu já não era mais uma criança, era uma jovem que na época não deu atenção ao filme em cartaz – talvez porque o primeiro cinema de Diadema só foi inaugurado um ano depois ou talvez por não ter visto naquela juventude do cartaz um reflexo da minha.

Com esse breve percurso introdutório, creio ser possível dispensar declarações sobre como a proposta de Ed Anderson Mascarenhas me instigou: mobilizar os filmes Pixote – A lei do mais fraco (1980) e Meu nome não é Johnny (2008) como elementos que demarcam ponto de partida e fim de uma análise sobre o jovem transgressor no cinema nacional. Para além do tema, o título Meu nome não é Pixote casa em perfeição com a experiência: Fernando Ramos da Silva não se chamava Pixote – tinha nome e história, mas, como o personagem que interpretou, seu passado não importava, ele era o que tinha que ser: um personagem eterno, uma metáfora.

Quem busca o livro à espera de um extenso estudo comparativo centrado em pormenores das obras cinematográficas evocadas no título se decepciona. O livro só mergulha em cada um dos filmes com profundidade em dois dos cinco longos capítulos, após 140 páginas de um conteúdo que demonstra que a obra se propõe a ser bem mais do que uma análise semiótica.