Postado em
Mariana Souto
RELAÇÕES DE CLASSE NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO – ALGUNS APONTAMENTOS1
Mariana Souto2
RESUMO
Neste artigo, buscamos traçar o contexto de surgimento, nos anos 2000, de alguns filmes brasileiros que dedicam-se a observar relações entre classes sociais, depois de um longo tempo em que essa questão fizera-se menos presente. Sublinhamos algumas questões transversais a essas obras, como a recorrência dos trabalhadores domésticos - como acontece em Santiago (João Moreira Salles, 2007), Babás (Consuelo Lins, 2010) e Doméstica (Gabriel Mascaro, 2012) - e a forte presença do medo nas relações de alteridade, como em O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) e Trabalhar cansa (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2011).
Palavras-chave: Relações de classe. Cinema brasileiro. Alteridade.
ABSTRACT
In this article, we try to trace the context of the emergence, in the years 2000, of some Brazilian films that are dedicated to observe relations between social classes, after a long time in which this question had become less present. We highlight some common issues to these works, such as the recurrence of domestic workers – as in Santiago (João Moreira Salles, 2007), Babás (Consuelo Lins, 2010) and Doméstica (Gabriel Mascaro, 2012) – and the strong presence of fear in the relations of otherness, as in O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) and Trabalhar cansa (Juliana Rojas, Marco Dutra, 2011).
Keywords: Class relations. Brazilian cinema. Otherness.