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Beatriz Brandão Polivanov
IDENTIDADES NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE PERFORMANCES EM SITES DE REDES SOCIAIS
Beatriz Brandão Polivanov1
1 Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora permanente do PPGCOM e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Autalmente é professora visitante / pós-doc do Departamento de Art History and Communication Studies da Universidade McGill, Montreal, Canadá. E-mail: beatrizpolivanov@id.uff.br.
RESUMO:
Parte-se neste trabalho da ideia de que o atual período histórico, denominado como alta modernidade para alguns, é marcado pela autorreflexividade (GIDDENS, 2002) e pelo entendimento da noção de identidade como uma construção fluida, fragmentada e até contraditória (HALL, 2006). Tornam-se centrais, assim, as dinâmicas de construção que os sujeitos fazem através de narrativas de si, trazendo à tona a dimensão da performance, que realizamos cotidianamente (GOFFMAN, 1959). A cultura digital tem chamado a atenção por possibilitar que performatizemos a nós mesmos através de plataformas como Facebook, Twitter, dentre outras, apresentando nossos selves de diferentes modos. Argumenta-se que uma nova camada de complexidade é adicionada às performances nos sites de redes sociais, a partir da cobrança por um ideal – inatingível – de "coerência expressiva" e autenticidade, por um lado, e das subjetividades humano-maquínicas, por outro.
Palavras-chave: Identidade. Sites de redes sociais. Performances. Coerência expressiva. Subjetividades humano-maquínicas.
ABSTRACT:
In this work we departure from the idea that the current historic period, named high modernity by some authors, is marked by self-reflexivity (GIIDENS, 2002), and the understanding of the notion of identity as a fluid, fragmented and even contradictory construct (HALL, 2006). Thus, the dynamics of self-narrating one’s life is central, also seen as performative acts which are carried out in everyday life (GOFFMAN, 1959). Digital culture has called attention for allowing that we perform ourselves by means of platforms such as Facebook, Twitter, among others, presenting our selves in different ways. We argue that a new layer of complexity is added to performances in social network sites, due to the demand for an 104 (intangible) ideal of "expressive coherence" and authenticity, on one hand, and human-machine subjectivities, on the other.
Keywords: Identity. Social network sites. Performance. "Expressive coherence". Human-machine subjectivities.