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Ana Cristina de Souza, Luciana da Conceição e Rosângela Barbalacco

O GRUPO ESPARRAMA E SUA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO CULTURAL: UM ENCONTRO DE IMAGINÁRIOS
Ana Cristina de Souza, Luciana da Conceição e Rosângela Barbalacco1

1 Ana Cristina de Souza, pedagoga, especialista em Planejamento e Marketing Turístico, Gestão de Projetos Culturais e Eventos e Docência no Ensino Superior. Atua no Sesc São Paulo, como assistente na Administração Central, na Gerência de Estudos e Programas Sociais. Endereço eletrônico: cristidesouza@gmail.com.

Luciana da Conceição, especialista em Gestão de Projetos Culturais e Eventos, graduada em Turismo e, atualmente, graduanda em Pedagogia, pela Universidade de São Paulo. Trabalha com Educação Infantil, na rede privada de ensino formal. Endereço eletrônico: lucianna.com@gmail.com.

Rosângela Barbalacco, graduada em Comunicação Social, Jornalismo. Pós-graduada em História da Arte. Atua no Sesc São Paulo, como assistente na Administração Central, na Gerência de Estudos e Programas Sociais. Endereço eletrônico: barbalacco@gmail.com.

RESUMO

Este trabalho aborda a ação de mediação cultural elaborada pelo grupo teatral Esparrama, por meio do projeto Navegar. O objetivo central, a partir da análise da experiência do grupo, é compreender como se deu o processo de mediação, que permitiu a criação do projeto e seus desdobramentos, apresentando o ineditismo da ação no cenário da gestão cultural. Foram analisadas as relações de mediação entre o grupo, o público e a cidade, por meio de outro elemento também mediador, que é a forma como a criança olha para esse espaço. Por fim, buscou-se por meio dessa pesquisa, trazer contribuições e inspirações para elaboração de projetos culturais, com enfoque na infância, de forma reflexiva, crítica, com embasamento teórico e valorização da ação de escuta das crianças.

Palavras-chave: Cidade. Crianças. Educação. Mediação cultural. Teatro.

ABSTRACT

The currently paper approaches the action of cultural mediation elaborated by the theatrical group Esparrama, through the project Navegar. The central objective, based on the experience of the group, is to understand how the mediation process took place, which allowed the creation of the project Navegar and its unfoldings, presenting the group’s unprecedented action in the cultural management scenario. The mediation relations between the group, the public and the city were analyzed through 179

another mediating element, which is the way the child looks at this place. Finally, we sought to bring contributions and inspirations for the elaboration of cultural projects, with a focus on childhood, in a reflexive, critical way, with a theoretical basis and with an appreciation of listen to children.

Keywords: City. Children. Education. Cultural mediation. Theater.