Postado em
Dossiê
A Explosão da Informação foi o tema do seminário internacional realizado no final de agosto, através de parceria entre o Sesc, o Instituto Goethe, a PUC-SP e a UNICAMP. O encontro contou com a presença de pesquisadores das áreas de Filosofia, Ciências Sociais, Geografia, Comunicação e Computação que discutiram questões de fundamental importância neste final de milênio. Entre elas, a virtualidade so- cial e temporal, as redes de informação e o impacto de novas tecnologias, o valor político da Internet, a centralização e descentralização de poder e informação através das redes. A coerência necessária ao uso de novas tecnologias foi o centro dos debates, mostrando ser inadiável a busca de objetividade, senso de realidade e ausência de preconceitos para o convívio interpessoal na era da informação.
Dia Mundial da Alimentação
O Sesc-SP foi convidado pela FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a participar, ao lado de cerca de 50 entidades governamentais, não-governamentais, universidades e setor privado, da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. O tema deste ano é Investir na Segurança Alimentar, conceito que envolve a criação de condições de acesso a alimentos básicos de qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento integral de todos os cidadãos. Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação visa fortalecer ações de solidariedade, em mais de 150 países, no combate à fome e à desnutrição. Atento a essa questão, o Sesc-SP vem desenvolvendo há mais de 3 anos um trabalho de pesquisa e análise de experiências nacionais e internacionais que resultou no Programa Mesa São Paulo - cozinha central e colheita urbana, que sinaliza uma alternativa de participação da sociedade civil frente ao problema da fome.
As Perspectivas da Democracia
Na última semana de agosto, realizou-se em São Paulo, na USP, o IX Congresso Estadual dos Sociólogos de São Paulo, que teve como tema Democracia: Consolidação ou Incerteza? O encontro foi promovido pela ASESP, SINSESP e FNS - entidades que congregam a categoria em nível estadual e nacional - e contou com o apoio do Sesc e do Consulado Geral da República da Alemanha. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc de São Paulo, coordenou a mesa Desafios à Consolidação Democrática da Perspectiva Norte-Sul. Algumas das ques-tões abordadas no Congresso, por intelectuais brasileiros e estrangeiros, foram os rumos da democracia na América Latina e na Europa, a globalização, o impacto das políticas internacionais nos currículos de Ciências Sociais, a violência urbana, as políticas de lazer e cultura, o consumo e a cidadania.
Chegou a Hora de Mudar
Agosto foi um mês de mudanças internas no Sesc. A unidade de Vila Mariana, com inauguração prevista para o final do ano, já tem definido o nome de seu gerente. Trata-se de José Menezes Neto. Diversas unidades da capital também já contam com nova direção. Ernesto Corona está no Sesc Consolação. No Sesc Pompéia, temos Sérgio José Battistelli. Domingos Barbosa da Rocha é o novo gerente do Sesc Ipiranga. Olegário Machado Neto e Joel Naimayer Padula encontram-se respectivamente no Sesc Interlagos e no Sesc Itaquera, enquanto no Sesc Paraíso está José de Paula Barbosa. Fora da capital, o Sesc Bertioga, colônia de férias no litoral paulista, também encontra-se sob nova direção. Seu novo gerente é Nelson Lourenço.