Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Que isto valha pra qualquer pessoa

Hoje o tempo voa, Amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, Amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir!
(Tempos Modernos, Lulu Santos)


Imagem: Editoria de Arte.


Pé na grama, banho de mar, amigos reunidos em torno da mesa enquanto preparo uma boa comida para alimentar corpo e alma. Automassagem, escalda-pés. Guardar na memória trechos de filmes, livros, aquela música preferida no show do meu ídolo. Contemplar repetidamente o pôr do sol das tardes de outono – que particularmente acho as mais lindas. Oferecer um abraço apertado e um sorriso largo a alguém despretensiosamente. Cultivar ervas aromáticas.  Caminhar por uma trilha, inebriar-se com o cheiro da terra e admirar o colorido das borboletas. Recordar uma história de família. Gargalhar com as amigas, jogar conversa fora com o irmão. Parar para um breve silêncio, respirar e encontrar-se consigo mesmo (que afago!). Momentos como esses são os que me fazem bem, recarregam minhas energias. E para você?
Qual o seu bem-estar?

Está na ordem do dia levar uma vida saudável, ter alimentação adequada, treinamento funcional, yoga, meditação. Os chamamentos são muitos, enquanto temos que lidar com um dia a dia frenético, trânsito caótico, e-mails para responder, mensagens no WhatsApp que não têm hora nem dia para chegar, reuniões presenciais intermináveis para desenvolvimento de projetos, teleconferências, filhos, família, os vários compromissos sociais.

Diante das infindáveis possibilidades, o desafio é permitir-se escolher o que realmente lhe faz bem diante desse turbilhão de informações. Sentir aquilo que lhe faz bem. Escolher a atividade física que lhe dá prazer. Comer os alimentos que fazem bem ao seu organismo e agradam ao seu paladar, com preparo simples,
o trivial feito com carinho.

A corrida pode ser o esporte com que seu melhor amigo se identifica, mas o seu esporte é o tênis! Eu gosto de meditar para aliviar o estresse, enquanto minha vizinha prefere a dança.  E como ela dança! Alguns preferem comer fora de casa, conhecer restaurantes na cidade. Claro que gosto de saborear as mil opções que São Paulo oferece, mas não abro mão de resgatar aquela receita da minha mãe, herança da minha avó, e preparar um delicioso almoço para minha família aos domingos.

É imperativo que os caminhos que você toma na vida venham ao encontro da sua satisfação pessoal. Somente dessa maneira será possível garantir seu bem-estar físico, mental e social. A saúde é um tema transversal, que permeia todos os setores da nossa vida – moradia, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, alimentação, transporte e muito mais. Ter saúde é reger todos esses aspectos do dia a dia de forma harmoniosa.

Afinal, a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida não devem ser encarados como uma linha de chegada, mas sim como uma busca contínua, pessoal e social, que identifique suas necessidades e leve à satisfação do seu eu.

Por considerar essa busca tão importante, um dos compromissos do Sesc é com a promoção da saúde do indivíduo e da coletividade. Assim, os centros de cultura e lazer da instituição propõem atividades, com vários formatos, para os diversos públicos, sempre ao alcance
de todos, que, certamente, vão lhes motivar a fazer suas próprias escolhas, ajudando na busca do equilíbrio e da realização pessoal.

Então, como diz a canção, vamos nos permitir!
E que isto valha para qualquer pessoa.

Maria Fabiana Ferro Guerra,
formada em nutrição, é gerente adjunta da
Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo.

 

@revistae | @instagram