Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Túnel 9 de julho

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

Mais antigo túnel viário em funcionamento na cidade de São Paulo, o Túnel 9 de Julho tem mais de 70 anos de uso. Oficialmente chamada de Túnel Daher Elias Cutait, a passagem subterrânea se encontra sob a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e o Parque Trianon.

 

História

O túnel foi criado com o objetivo de ligar o centro aos bairros da Zona Sul. Antes dele, para fazer o trajeto era preciso subir até a área mais elevada da Avenida Paulista.

Projetado pelo engenheiro italiano Domingos Marchetti, o túnel levou um ano para ser construído e fez parte do Plano de Avenidas, projeto do então prefeito Prestes Maia para o crescimento do sistema viário da cidade. A obra foi inaugurada pelo prefeito ao lado do presidente Getúlio Vargas em 23 de julho de 1938.

Na época, a região era muito diferente de hoje. No lugar dos prédios que atualmente tomam conta da Avenida 9 de Julho e da Avenida Paulista, havia casarões e poucos edifícios. Com a construção do túnel e a ligação mais rápida entre as regiões da cidade, a paisagem da área aos poucos perdeu sua aparência rural.

 

Mudanças recentes

Em estilo art déco, o conjunto arquitetônico do túnel conta também com uma escadaria e um mirante. Os dois passaram décadas abandonados, até que no ano passado ganharam um espaço cultural, fruto de uma parceria público-privada.

Outra mudança recente foi em relação ao nome da via subterrânea, rebatizada em 2001 de Túnel 9 de Julho para Túnel Daher Elias Cutait. O nome é uma homenagem ao médico que viveu entre 1913 e 2001 na cidade e foi professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e na Santa Casa de Misericórdia, além de ter sido um dos fundadores do Hospital Sírio-Libanês.