Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Magia do picadeiro

Festival Internacional de Circo leva espetáculos, intervenções artísticas e atividades formativas a 15 unidades do Sesc


De 28 de maio a 7 de junho, o universo circense irá ocupar 15 unidades do Sesc na Grande São Paulo. Com intervenções artísticas, atividades formativas e 28 espetáculos, a terceira edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo se apresenta como um espaço de estruturação do pensamento e difusão da produção nacional e internacional nas diferentes estéticas do circo.

Nessa edição, o festival busca tecer reflexões sobre o atual momento do circo e discutir os possíveis desdobramentos na produção artística na linguagem, nos cenários nacional e internacional, desde as manifestações do circo de lona até novas estéticas.  “As atividades visam ampliar os horizontes da criação em circo por meio de espetáculos, intervenções e atividades formativas - workshops, mesas de discussão, encontro entre profissionais de circo e formação em comunicação para crítica em circo”, diz Carolina Garcez, assistente técnica para a área de Circo da Gerência de Ação Cultural do Sesc e também coordenadora do festival.

Entre os destaques da programação, está a estreia da turnê mundial de Acelere!, da companhia colombiana Circolômbia, em cartaz de 28 a 31 de maio no Sesc Pinheiros. O espetáculo trata da transformação social vivenciada pela Colômbia por meio da arte e aponta a diversidade de estéticas do circo. Outras apresentações inéditas no Brasil integram o festival: Braquemard#1 e Circonference (FRA), Pals e Pelat (ESP), Última Aduela (POR), Clockwork, Underart e Extreme Symbiosis (SUE), B-orders (PLE), Cherepaka (CAN), Confusion (SUI) e Barlovento (ARG).

Estão programadas também duas estreias nacionais. Inspirado pela música Na Carreira, do Grande Circo Místico de Chico Buarque e Edu Lobo, De Partida (SP) traz os artistas Sanduba e Fiorella como “novos ciganos” em cruzada pelo mundo. Já a produção As Voltas Que o Mundo Dá! (SP), da Cia K e Cia Cabelo de Maria, apresenta uma sequência de números aéreos para espaços abertos, narrando a transição entre o circo de lona e o novo circo.


“As atividades visam ampliar os horizontes da criação em circo por meio de espetáculos, intervenções e atividades formativas”
Carolina Garcez, assistente técnica para a área de Circo da Gerência de Ação Cultural do Sesc



REABERTURA EM GRANDE ESTILO

Após três meses de reforma, no dia 1º de abril a sala de cinema do CineSesc foi reinaugurada com a abertura do 41º Festival Sesc Melhores Filmes. Na cerimônia foram entregues prêmios aos melhores de 2014, escolhidos pela crítica especializada e pelo público em uma votação via internet com mais de 40 mil votos. O de melhor filme ficou com o longa O Lobo atrás da Porta, vencedor também nas categorias direção, roteiro e atriz. Durante o mês de abril, o Festival Sesc Melhores Filmes levou ao CineSesc um total de 51 filmes (31 estrangeiros e 20 nacionais). De 5 a 31 de maio, as exibições ocorrem em mais 17 unidades do estado de São Paulo.


“Quando cruzava com esse pessoal mais jovem, ouvia [eles dizerem]: ‘Você é muito bom’. Isso me fez olhar de novo para o meu trabalho como olhava nos anos 1970”
 

Odair José, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
O cantor apresentou o show de lançamento de seu novo álbum,
dia 16, nos dias 12 e 13/3 no Sesc Pompeia.



“Não considero esse filme um trabalho pessoal, nem mesmo um documentário. Mas é um documento valioso. Gosto muito da fala do Coutinho, da sua sinceridade e autenticidade”

Carlos Nader, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.
Em março o diretor lançou, pelo Selo Sesc, o DVD Eduardo Coutinho – 7 de outubro.


VIRADA CULTURAL

Em parceria com o governo estadual e as prefeituras, o Sesc-SP participa da Virada Cultural Paulista com uma programação gratuita em 11 unidades do estado. Nos dias 23 e 24 de maio, a virada acontece nas unidades Bauru, Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Nos dias 30 e 31 de maio é a vez de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Santos. A programação inclui atividades de artes visuais, literatura, teatro, música, dança, circo e cinema. Entre os destaques, estão os shows de Siba em Araraquara e a apresentação infantil com Gangorra e Maurício Pereira, em Campinas.


COMPÊNDIO CRÍTICO

Lançado em março pelas Edições Sesc SP, o livro Amor ao Teatro: Sábato Magaldi traz, em mais de mil páginas, 783 críticas teatrais publicadas por Magaldi nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde entre 1966 e 1988. Considerado um dos maiores críticos do teatro brasileiro, o jornalista, professor, teatrólogo, ensaísta e historiador mineiro apresenta em seus textos a formação da moderna crítica teatral no Brasil. A pesquisa, seleção e organização da obra ficaram a cargo da companheira de teatro e esposa, Edla Van Steen, com assessoria de José Eduardo Vendramini.


MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Integrando o projeto Transmidialidade, durante o mês de maio o Sesc Ipiranga traz uma programação com performances, instalações, espetáculos e oficinas voltadas a múltiplas linguagens. Na Ocupação Metamáquina, por exemplo, o público pode manusear uma impressora 3D e criar o seu próprio protótipo. Em outra vivência, crianças podem fazer pequenos experimentos para descobrir os mecanismos de funcionamento da eletricidade. Iniciado em março, o projeto tem como objetivo estimular a criação e o compartilhamento de diferentes expressões artísticas.


LEGADO E  CONHECIMENTO

No dia 11 de maio, às 20h, estreia no SescTV a série Na Sombra da História, que coloca em discussão o legado de diversos acontecimentos históricos na vida dos brasileiros. Dirigida por João Batista de Andrade, a série possui 13 episódios de 26 minutos cada um. Entre os temas abordados, estão: escravidão, Inconfidência Mineira, Independência, revoltas populares, urbanização, Semana de Arte Moderna e tenentismo. O programa será exibido às segundas-feiras, com reprises nos seguintes horários: terças, às 4h e às 15h; quartas, às 13h; quintas, às 3h; sextas, às 11h; e sábados, às 19h.