Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Vitrine da criação

Chega ao Brasil a mostra MOVE!, projeto visual e interativo desenvolvido para apresentar ao público aspectos dos bastidores do  pensamento sobre arte, moda e performance. A atividade, que será realizada no Sesc Belenzinho de 9 a 19 de março, teve em outubro de 2010 a sua primeira edição no MoMA-PS1 (The Museum of Modern Art) – instituição de arte contemporânea sem fins lucrativos localizada em Nova York – com organização e curadoria da cofundadora da revista Visionaire, Cecilia Dean, e do jornalista de arte e de moda David Colman.

Na sua segunda edição, a mostra inclui alguns trabalhos apresentados no MoMA além de um conjunto de performances inéditas,  especialmente concebidas para o Sesc Belenzinho por artistas e estilistas brasileiros – como Vik Muniz, Maurício Ianês, Alexandre
Herchcovitch, Pedro Lourenço, Dudu Bertholini, Oskar Metsavaht, Francisco Costa – e estrangeiros. “No Brasil o evento adquire ‘cores locais’ e ganha fôlego, porque em Nova York durou 3 dias, e aqui serão 10. Também serão realizadas duas conferências sobre os temas que norteiam o projeto, o que não aconteceu em Nova York”, aponta a assistente de artes visuais da Gerência de Ação Cultural do Sesc Belenzinho, Nilva Luz.

A curadoria, que em 2013 conta com a colaboração do consultor internacional de arte e moda radicado em Nova York Antonio Haslauer, esforçou-se em organizar duplas ou trios compostos de estilistas e artistas plásticos para criarem parcerias em um projeto colaborativo no qual se associam arte e moda. “Pode não ser muito evidente, mas essa junção acontece de maneira muito natural no dia a dia da criação da moda e da arte, uma linguagem tem o poder de influenciar e contaminar a outra”, observa Nilva. Haslauer acredita que essa junção também se aplica ao cotidiano das pessoas. “Todo mundo tem uma relação pessoal com a moda e com a arte.

São dois elementos que nos circundam em continuação, seja uma arte de grafite que você viu na rua, seja uma blusinha nova que você viu na vitrine. A arte e a moda são para todos, mas por uma série de fatores talvez essas duas atividades se distanciem um pouco do público em geral. O papel da MOVE! é energizar ambas através desse contato muito direto com o público”, explica.

A proposta da mostra é que todos possam vivenciar o processo criativo e participar ativamente da relação vital da moda com a arte, sem se prender a noções preestabelecidas. Antonio Haslauer considera a realização do projeto uma forma de amenizar o estigma que existe em torno do mercado da moda, muitas vezes pensada somente como atividade comercial. “Para garantir o futuro da  moda é fundamental lembrar-se do elemento artístico. Isso é essencial para que ela se torne realmente um documento do período em que a gente vive”, sintetiza o consultor.

Diante dos Olhos

Um ser fantástico caminha e, atravessando colunas, vira um homem, que avança e vira novamente um ser fantástico. O projeto Olho da Rua traz o traço do quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli para a fachada do Sesc Santo Amaro. Transformando a fachada da unidade em plataforma expositiva, a intervenção pode ser conferida em suas belas cores até 2/4.

“Acho que já cantei Babalú dois milhões de vezes. Desde 1955. Eu faço tudo para não cantar, mas o público começa a reclamar...” Ângela Maria em entrevista à TV Uol. A intérprete se apresentou no Sesc Bom Retiro nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de fevereiro.

“Desde o momento que comecei a fa zer esta musica, eu percebi uma vontade de modificar o ambiente, de dar alegria aonde quer que ela seja tocada” Marcelo Jeneci ao site Gazeta News. O cantor fez show no Sesc Carmo nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Prêmio Governador do Estado

O Sesc São Paulo foi eleito pelo público como a melhor Instituição Cultural de 2012 no Prêmio Governador do Estado. A categoria, que teve apenas votação popular, por meio do site da Secretaria Estadual da Cultura, foi definida com 5.452 votos. O prêmio visa homenagear artistas e instituições culturais cujo trabalho se destaque ao longo do ano. Na foto, o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo, e o superintendente de administração do Sesc SP, Luiz Deoclécio Galina.

Intercâmbio de Estrelas

A convite do governo dos EUA, 14 jovens do programa Estrelas do Basquete participaram de uma visita de intercâmbio a centros esportivos nas cidades norte-americanas de Washington DC e Houston, entre os dias 5 e 19 do último mês de fevereiro. Desenvolvido no Sesc Consolação, com estudantes da rede pública de ensino, o projeto é uma parceria do Sesc São Paulo com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e a Associação Alumni - Centro Binacional Brasil-Estados Unidos.

Todos os sons

O Sesc Osasco apresentou, dentro do projeto Música ao Cair da Tarde, uma série de shows de diversos gêneros durante o mês de fevereiro. Em Casa Forte (2 e 16), o duo de trombone e acordeom – executados respectivamente pelos músicos Fernando Pereira (Mumu) e Ana Rodrigues – acompanhou a percussão de Paulo Almeida. Já no dia 23, foi a vez do Trio Cambará – composto por Laura Campanér (cordas), André Calixto (sopros) e Fabio “Azeitona” Daros (percussão).

Carnaval no quintal

Dentro do projeto Cortejofolia, programado pelo Sesc Ipiranga durante o mês de fevereiro, cortejos de Carnaval desfilam pelo Quintal da unidade, acrescentando às tradicionais marchinhas um repertório pop rock em ritmo de folia. Fizeram parte da brincadeira os grupos Trupe de Peripécias, com Circortejo (9 e 11), e ABBACIRCUS, com o espetáculo Anunciação (2, 10 e 12) e a série de intervenções, nos dias 10 e 12.