Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Convite à Leitura

De 9 a 19 de agosto, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a maior feira brasileira do gênero, extrapola sua função básica – lançar novos títulos e garantir uma variedade de editoras, o contato de leitores e escritores e uma oferta ampla de livros. Isso porque também oferecerá aos visitantes em parceria com o Sesc, uma ampla programação cultural.

Instalada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, a Bienal neste ano homenageia os escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues, já que ambos completariam 100 anos em 2012, e comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna, de 1922, marco do movimento modernista no Brasil, que revolucionou a maneira de fazer e ver a pintura, a escultura, a literatura e a música. Esses temas direcionam grande parte dos eventos propostos.

As atividades do Sesc serão realizadas no estande das Edições Sesc e em dois auditórios: o Salão de Ideias e o Espaço Palcos e Telas (veja a programação dos auditórios no boxe Banho de cultura). “A ideia é que a área de programação do nosso estande se assemelhe aos espaços de convivência das nossas unidades, contando com atividades artísticas e de animação. Já os encontros, debates e bate-papos promovidos pelo Sesc serão realizados no Salão de Ideias e outros auditórios da Bienal”, resume a coordenadora editorial das Edições Sesc, Clívia Ramiro.

No Literatura Móvel, microcontos de autores convidados por Marcelino Freire serão enviados para celulares dos visitantes da Bienal do Livro com bluetooth ativado. No estande do Sesc, a programação será intensa. Estão previstas intervenções artísticas e performances literárias com o Grupo Sensus, a Cia. Ilustrada, a Cia. Suno e Ricardo Napoleão. Também haverá contação de histórias para estimular a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Elas serão feitas por diversos grupos: Cia. Polichinelo, Cia. A Hora da História, Cia. Prosa dos Ventos, Cia. Pé de Maravilha e por Ana Luísa Lacombe.

No mesmo local, a autora e ilustradora Eva Furnari vai conversar com as crianças sobre literatura infantil enquanto realiza ilustrações. Na mesma direção, o cartunista Paulo Caruso fala sobre técnicas de ilustração e improviso enquanto desenha, e o cartunista André Dahmer fala sobre ilustração e mídias digitais. E a ilustração de histórias em quadrinhos também poderá ser vista em tempo real: enquanto a Cia. A Hora da História conta uma história, o cartunista Ricardo Soares faz as ilustrações. 

A Cia. do Tijolo será a responsável pelas Leituras de Patativa – performances artísticas inspiradas no espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, que transita pela obra do poeta popular Patativa do Assaré. Outra atividade será o Sarau 1922, no qual o Grupo Osnáuticos busca reproduzir um sarau dos anos de 1920, década em que ocorreu a Semana de Arte Moderna.

Na Rádio Mário de Andrade, a Cia. O Grito apresentará textos do livro Contos de Belazarte – escrito por Mário em 1924 –, adaptados para o formato radionovela, enquanto na Rádio Nelson Rodrigues a mesma Cia. apresenta a adaptação das crônicas que compõem a obra A Vida Como Ela É, escritas por Nelson na década de 1950, e na Rádio Jorge Amado será apresentada radionovela adaptada da obra do escritor baiano.

Já em Cartola e Garoto, Elton Medeiros e Jorge Mello travam os possíveis diálogos entre as obras do multi-instrumentista Garoto e do poeta-músico Cartola, pontuados por breves demonstrações musicais e comentários sobre seus universos artísticos. Ainda no estande, os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura – desde 2003 tem como objetivo valorizar novos talentos da literatura nacional – participarão de um bate-papo. Os convidados são Luisa Geisler (RS) e Rafael Gallo (SP), com mediação de Lúcia Bettencourt. E as atividades não param por aí. Confira a programação completa no Em Cartaz desta edição.


Banho de cultura

Série de eventos para os auditórios da Bienal põe em discussão temas como filosofia, cinema e novos escritores

Além das atividades no estande, o Sesc preparou uma série de eventos para os auditórios da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: o Salão de Ideias e o Espaço Palcos e Telas. Para esses locais, o Sesc preparou os seguintes eventos: discussão com os filósofos Mauro Maldonato (Itália) e Mario Sérgio Cortella sobre o tempo; bate-papo sobre Patativa do Assaré, com Tiago Santana e Gilmar de Carvalho, e mediação de Assis Ângelo.

O cinema brasileiro será debatido pelos diretores Beto Brant, André Klotzel e Toni Venturi, com mediação de Fernão Ramos Pessoa. E o teatro de Nelson Rodrigues é tema de bate-papo de Marco Antonio Braz e Eduardo Tolentino, com mediação Luis Fernando Ramos. Antonio Cícero, Olgária Mattos e Vladimir Safatle discutem, com mediação de Adauto Novaes, sobre o livro Elogio à Preguiça, do qual participam e que será lançado agosto pelas Edições Sesc como parte da Coleção Mutações.

Por fim, Ecos de Mario de Andrade é um bate-papo com os convidados Lígia Cortez e Paschoal da Conceição, com mediação de Flavia Toni, e Escritores in progress será uma mesa destinada a dar voz a escritores que nunca tiveram seus trabalhos publicados e foram selecionados em ação no hot site do Sesc na Bienal.

::