Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Teatro e crescimento social

Com uma ação desenvolvida em uma rede de 32 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, o Sesc oferece projetos e programas nas mais diferentes áreas relacionadas à cultura e ao bem-estar.

São ações em campos diversos como artes, esporte, saúde, alimentação, meio ambiente, turismo social, terceira idade e desenvolvimento infantil, que marcam os objetivos da instituição com o fomento à difusão cultural e o acesso de toda à comunidade aos bens, materiais e simbólicos, de qualidade.

Campo de destaque na atuação da instituição, a programação cultural tem como característica marcante o estímulo ao debate de novas idéias e experiências. Neste quadro, o teatro tem sido uma das mais presentes e férteis formas de expressão.

Ao lado de investimentos que tocam diretamente questões relacionadas à ampliação do mercado de produção cultural – como a oferta de espetáculos, festivais, cursos e oficinas –, o teatro reflete em igual medida a busca da entidade pela criação de canais voltados ao debate e à transmissão de novos conhecimentos sobre a realidade brasileira.

Considerar as relações entre o Brasil e os demais países da América Latina e da península ibérica, foco do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, é considerar o encontro que se reforça entre culturas que tendem a uma maior e rica aproximação. As trocas que se estendem dos bens materiais aos bens simbólicos entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, nações que compõem o Mirada, nos permite conhecer de perto o importante crescimento destes países, sobremaneira do ‘espaço’ chamado América do Sul. 

Com ações como o Mirada, o Sesc reflete o compromisso dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, mantenedores da instituição, com o desenvolvimento de uma sociedade fundamentada na importância do avanço econômico em associação com crescimento social.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo