Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Capela do Hospital das Clínicas

Localizado no 11º andar do Instituto Central do complexo do Hospital das Clínicas, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, o templo passou a funcionar em 24 de dezembro de 1952, quando foram autorizados os serviços religiosos no hospital por ordem da Confederação Evangélica do Brasil. Além de seu valor espiritual, muito estimado, tendo em vista o lugar que ocupa, a construção também se destaca por concentrar um rico acervo artístico – a começar pelos afrescos das paredes, obra do pintor italiano, radicado no Brasil, Fulvio Pennacchi (1905-1992).

Mas chamam à atenção também as esculturas do paulistano Victor Brecheret (1894-1955) posicionadas em pontos diferentes do ambiente. Um dos destaques é a Via Crucis, criada pelo escultor na década de 1940, composta por 14 estações (paradas que Jesus Cristo fez ao longo do caminho para a crucificação). O conjunto soma 28 reproduções, em terracota (argila cozida) e madeira, das esculturas originais, medindo entre 40 e 70 centímetros cada uma. Por questão de segurança e conservação, as peças esculpidas propriamente por Brecheret encontram-se na Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 1982.

A capela ostenta também um conjunto de vitrais feitos a partir de desenhos originais de Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976). O trabalho divide-se em três grupos: dois pares de lírios e palmas cercando o vitral central representando um anjo. O terceiro grupo é composto de quatro desenhos com símbolos que aludem a quatro evangelistas da Bíblia: um touro para Lucas, uma águia para João, um anjo para Mateus e um leão para Marcos – além de uma figura central, a pomba branca, que representa o Espírito Santo.


VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Exposição Brincar com Arte no Museu Afro Brasil

Fica em cartaz até 1º de abril, no Museu Afro Brasil, a exposição Brincar com Arte – O Brinquedo Popular do Nordeste, que reúne mais de mil objetos que compõem parte do acervo do Museu do Brinquedo Popular na Bahia. A coleção começou a ser formada há 45 anos pelo fotógrafo e colecionador de arte popular – de brinquedos em particular – David Glat, idealizador do museu baiano.

A mostra traz uma grande diversidade de objetos e bonecos de figuras populares – como bailarinas e forrozeiros – e também mitológicas – entre elas sacis e sereias. Há ainda miniaturas de veículos feitas de madeira, arame, tecido e latinhas de refrigerante. Com o evento, o Museu Afro Brasil busca recuperar, por meio da estética, as raízes brasileiras contidas nesses brinquedos.

O Museu Afro Brasil fica no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, localizado próximo ao portão 10 do Parque do Ibirapuera, na avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, na Zona Sul de São Paulo. O horário de visitação da mostra é o mesmo do museu: de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. Visitas orientadas (para grupos ou escolas) podem ser agendadas pelo telefone (11) 3320-8921 ou pelo e-mail agendamento@museuafrobrasil.org.br.

::