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Jovens em Movimento

O movimento é essencial para o desenvolvimento físico e psicológico do jovem. Por meio do esporte, ele incrementa a vida social, diverte-se, aprimora a capacidade motora, além de consolidar valores. Contudo, nesse processo de vivência esportiva, é preciso levar em conta as particularidades de cada um.

“O educador deve trabalhar para que o jovem goste do esporte e dar a ele oportunidade de praticá-lo do jeito que ele preferir”, afirma o professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Paes. “Alguns vão se aprofundar para se tornar atletas, outros vão usufruir do esporte na ocupação do tempo livre, como forma de lazer e melhoria da qualidade de vida.”

A idade é outro fator importante para a adequação da prática esportiva. Até os 12 anos, a pessoa encontra-se em uma fase de desenvolvimento global – ósseo, muscular, psíquico e mental –, em que é indicado o trabalho de modalidades esportivas variadas.

“A ideia nesse momento é expandir o universo de conhecimento de modalidades para dar condições de o jovem exercitar habilidades motoras básicas”, opina o assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo (GDFE) do Sesc Paulo Verardi. A partir dos 13, o padrão físico entra em seu desenvolvimento final, com a puberdade.

Nessa fase, recomenda-se o início da prática de uma modalidade específica, que irá aprimorar definitivamente coordenação motora, flexibilidade, velocidade, força e resistência. Devido a expectativas dos pais ou pressão social, parte dos jovens se especializa com pouca idade em uma prática esportiva, com o objetivo de se tornar um atleta profissional. No entanto, a forte carga de treinamentos e a cobrança por resultados acabam afastando muitos da atividade física já na adolescência.

“O prazer é o que vai fazer a pessoa continuar a praticar esporte por toda a vida. Se nessa fase começam as exigências de forma exagerada em relação a índices, precisão de determinado gesto e foco na competição, não valorizando outros aspectos da vivência, aumenta a probabilidade de a pessoa abandonar a prática”, diz Paes.

A especialização esportiva precoce acontece quando jovens são introduzidos antes da puberdade em um processo de treinamento planejado e organizado a longo prazo com o objetivo de aumento de rendimento, incluindo participações periódicas em competições.

Além de aumentar o risco de evasão, o treinamento intenso entre os muito jovens pode acarretar lesões. De acordo com a dissertação de mestrado Pedagogia do Esporte e o Atletismo: Considerações acerca da Iniciação e da Especialização Esportiva Precoce, da educadora física Aida Christine do Nascimento, as estruturas do aparelho locomotor de uma pessoa de 11 anos, por estarem em desenvolvimento, ainda não têm a mesma resistência à carga que na idade adulta.

Segundo Paes, a preocupação excessiva com a questão prática, técnica e física do esporte deixa de lado seus potenciais socioeducacionais, fundamentais nessa fase. “A convivência com o outro, a cooperação e o respeito às regras são valores que devem ser explorados na iniciação esportiva”, diz.


Visão integral do esporte

Programa desenvolve estratégias pedagógicas específicas para cada faixa etária

O programa Esporte Jovem do Sesc é dividido em duas faixas etárias. Dos 11 aos 12 anos, é explorada a vivência de modalidades esportivas variadas, valorizando os aspectos educacionais e formativos dos esportes, assim como a ampliação do conhecimento esportivo.

“Incentivamos o rodízio em vários esportes, como vôlei, basquete, futsal e natação, até que a pessoa possa escolher com qual mais se identifica ou tem mais habilidade”, afirma o assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo (GDFE) do Sesc Paulo Verardi.

Dos 13 aos 15, a aprendizagem é voltada a uma modalidade específica, com ênfase à compreensão do jogo, das regras e à competição. “Com 13 anos, o jovem já está mais maduro para escolher uma modalidade e se aprofundar nela”, diz. Nos dois casos, as estratégias pedagógicas incluem brincadeiras, exercícios e situações de jogo com o objetivo de incentivar a autonomia, a criatividade e o raciocínio do jovem.

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