Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Iniciativa transformadora

Na periferia da zona sul de São Paulo, a mais violenta da cidade, meninos e meninas vivem em perigosa proximidade com o crime. Sem o devido amparo do poder público, suas escolhas ficam limitadas e, considerando ainda a imaturidade própria da idade, as perspectivas de futuro são bem pouco auspiciosas. Pois é nessa região que há mais de 20 anos atua a Casa do Zezinho, uma instituição voltada para a educação de jovens carentes. Os resultados, surpreendentes, deveriam servir de inspiração às autoridades para que iniciativas dessa natureza se multiplicassem, com respaldo do governo. É esse o tema de nossa reportagem de capa, que mostra ainda que uma pedagogia bem aplicada, quando combinada com afeto, pode provocar uma verdadeira transformação na vida das pessoas.

Na área ambiental, esta edição traz boas notícias. Para impedir o progressivo desaparecimento de espécies agrícolas, que no último século chegou a atingir 75% do total, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem mantendo, desde a década de 1970, bancos de sementes que têm entre seus objetivos, além de proteger a produção de alimentos da perda de diversidade, fornecer matéria-prima para pesquisa e desenvolvimento de novas variedades.

Em outra matéria, falamos de uma tendência que vem se verificando no país: o crescimento do número de reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs). No momento em que as discussões sobre o novo Código Florestal se tornam mais acirradas, é interessante ver que há alternativas e, mais que isso, interesse tanto do governo quanto da iniciativa privada em investir na preservação da natureza.

Manter a floresta em pé, aliás, vem sendo o principal desafio das tribos que habitam o Parque Nacional do Xingu, como mostra mais uma reportagem deste número. Ao completar 50 anos de existência, a maior reserva indígena do país se vê indiretamente ameaçada pelo atual ritmo de crescimento econômico, baseado em grande parte na produção de commodities agropecuárias, e pela demanda cada vez maior por energia elétrica.

Assunto de destaque nesta edição é também a saúde. O mundo vem se modernizando constantemente, em velocidade sempre crescente, e o universo laboral acompanha essa tendência. Contudo, muitas empresas, para se manter competitivas no mercado, não oferecem aos funcionários boas condições para que executem seu trabalho em segurança. O resultado são profissionais com problemas físicos e psicológicos, muitas vezes graves.

E falamos ainda da Aids, cujo vírus, o HIV, foi identificado há 30 anos. Apesar dos avanços, tanto em termos de tratamento quanto de políticas sociais, alcançados durante essas três décadas, a cura continua distante.

Abram Szajman
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac