Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

Neve no verão
Com o início da programação do Sesc Verão 2009, a unidade Pompeia explorou o tema Pompeia Inverno... Vocês Verão!, focado nos esportes de inverno, para discutir a adaptabilidade do homem às situações adversas. O evento, que segue até 24 deste mês, oferece ao público a oportunidade de conhecer esportes e modalidades pouco praticadas no Brasil – como a patinação artística e o hóquei – por meio de exposição de materiais e roupas, além de vivências e demonstrações de snowboard, ski e escultura em gelo. Há até uma vila esquimó.

 

 

 

Atividade física e percepção
No dia 25 de janeiro, aniversário de 455 anos de São Paulo, o Sesc Ipiranga promoveu a Caminhada ao Centro Histórico. O passeio pela região central da cidade, visitando pontos turísticos, seguiu um percurso aproximado de 15 quilômetros e durou 2 horas. A atividade fez parte da programação do programa Clube da Caminhada da unidade.

 

 

Teatro popular moderno
Como parte da programação do Sesc Verão 2009, a unidade Sorocaba trouxe ao público, nos dias 21 e 28 de janeiro, o grupo paulistano de circo La Mínima. A reconhecida dupla de palhaços apresentou os espetáculos Reprise e Luna Parke usando recursos do teatro popular e elementos de parques de diversão, tudo misturado com técnicas circences.

 

 

 

 

A cultura da rede
Cyberpunk – termo que poderia ser traduzido como punk do ciberespaço – é um subgênero da ficção científica conhecido por seu enfoque no binômio “alta tecnologia e baixo nível de vida”. Seus anti-heróis vivem em ambientes de ciência avançada e usam as tecnologias da informação e a cibernética para a desconstrução da ordem social. Todo esse “caos hightec” invadiu o Sesc Pinheiros, entre os dias 10 e 25 de janeiro, com a oficina Cyberpunk – Corpo Máquina, centrada nos jogos eletrônicos voltados para esse universo.

 

 

Homenagem no palco
No dia 9 de janeiro estreou, no Sesc Ipiranga, o solo A Noite do Barqueiro, com Helio Cícero e texto e direção de Samir Yazbek. O espetáculo, que segue em cartaz até 15 de fevereiro, celebra 30 anos da trajetória de Cícero. A montagem fala de um homem numa ilha à espera do amanhecer para seguir viagem. Além da peça, foi montada a exposição Helio Cícero – Trigésimo Ato, que lembra os principais momentos do ator e que fica em cartaz também até o dia 15 deste mês.

 

 

 

Novas maneiras de pensar
No dia 20 de janeiro, no Sesc São Caetano, o velejador Lars Grael e o professor Hermes Balbino, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), discutiram de que forma podemos estimular a inteligência a partir de novos desafios no encontro As Inteligências Múltiplas no Processo de Adaptação às Práticas Esportivas. O bate-papo fez parte da programação do Sesc Verão 2009, que tem como tema este ano a teoria das inteligências múltiplas desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner (confira mais sobre o assunto na matéria Benefícios múltiplos, na edição de janeiro da Revista E).

 

 

Teatro em exposição
A unidade provisória Sesc Avenida Paulista inaugurou, no dia 25 de janeiro – aniversário de São Paulo – a exposição Fotografia de Palco. Parte da programação especial criada pelo Sesc para comemorar os 455 anos da cidade, o evento apresenta imagens do livro homônimo lançado pela fotógrafa Lenise Pinheiro, em agosto de 2008, e que registra 25 anos de teatro em São Paulo. A mostra ocupa vários andares da unidade e segue até 29 de março. O livro, editado em parceria pelas Edições Sesc SP e pela  Editora Senac São Paulo, está a venda no site da Loja Sesc (www.lojasescsp.org.br).

 

 

Música de trabalhador
Os cânticos dos trabalhadores de plantações de fumo – geralmente mulheres, conhecidas como destaladeiras, por serem encarregadas de retirar o talo das folhas –, mandioca e arroz de todo o Brasil estão no CD Cantos de Trabalho, da musicista Renata Mattar, que viajou para diferentes regiões do país colhendo músicas entoadas durante a “lida”. O espetáculo de lançamento aconteceu nos dias 15 e 16 de janeiro, no Sesc Santana, dia 17, na unidade de Araraquara, e teve a participação das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, Alagoas.

 

 

 

Comédia da sociedade
Em comemoração aos seus 18 anos de atividade, os cariocas da Limite 151 Cia. Artística estrearam, no dia 10 janeiro, no Sesc Santana, a comédia As Eruditas. O texto, um dos últimos escritos pelo dramaturgo francês Molière, vem sendo montado desde 1672 e, como de praxe em sua obra, satiriza as fraquezas humanas e a hipocrisia da sociedade. O espetáculo continua em cartaz até o dia 8 de fevereiro na unidade.

 

 

 

 

 

 

A pequena (grande) notável
Em homenagem aos 100 anos que a pequena notável Carmen Miranda faria em 2009, a não menos notável Maria Alcina apresentou, no Sesc Santo Amaro, no dia 17 de janeiro, alguns dos grandes sucessos de Carmen, como Eu Dei, Cachorro Vira Lata e Chica-Chica-Boom. Confira outras atividades em homenagem a Carmen na programação de fevereiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte ecológica
Tambuco Siriri, o ser encantado das águas, inspirou o Sesc Piracicaba a realizar, no dia 25 de janeiro, a construção de uma instalação artística com materiais encontrados e coletados durante o 15° Arrastão Ecológico, feito às margens do Rio Piracicaba. A atividade foi orientada por Rita Moura, da Associação Pró-Cultura de Piracicaba, e procurou estimular uma reflexão sobre o destino do lixo que, das ruas e calçadas, acaba indo parar nos rios.

 

 

Campus Party 2009
O Sesc São Paulo, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, participou da segunda edição brasileira da Campus Party, evento voltado à tecnologia, entretenimento e geração de conteúdo digital. De 19 a 25 de janeiro, os inscritos acamparam no Centro de Exposições Imigrantes para participar de discussões, palestras e debates acerca de diferentes aspectos da convivência em rede. O espaço que o Sesc e a Fundação ocuparam na feira foi palco de encontros gravados pelo SescTV e disponíveis no Portal Sesc SP. Em breve esses programas serão exibidos pelo canal.

 

 

“Nunca consegui uma gravadora que fizesse um trabalho só com minhas composições. Tenho um projeto desse tipo”
Alaíde Costa
, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Com mais de 50 anos de carreira, a compositora lançou o CD Canta Milton – Amor Amigo, no Sesc Pompeia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Música não tem nome, meu querido, música é som. Não sei como classificar minha obra”
Johnny Alf
, em entrevista publicada no site Cronópios (www.cronopios.com.br). ?O compositor se apresentou no Sesc Vila Mariana.