Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Cultura e desenvolvimento

O Sesc nasceu há 62 anos com o compromisso de oferecer ao país uma contribuição dos empresários do comércio de bens e serviços para encaminhar possíveis soluções para os problemas sociais que passavam a afligir, naquele momento, a sociedade brasileira. A crescente industrialização e a rápida urbanização demandavam respostas governamentais e da sociedade para receber um contingente populacional que buscava novas oportunidades na cidade.

Desde sua criação, por meio de centros de atividades, localizados na capital, no litoral e no interior, o Sesc São Paulo desenvolve ações voltadas para a educação permanente e o exercício da cidadania. A apreciação e a criação artística, dirigidas a públicos diferenciados, buscam atender a um amplo leque de interesses. Os programas mantidos, tanto pela diversidade quanto pela excelência, tornam-se experiências fundamentais para que os participantes possam alcançar a condição de cidadãos integrados às necessidades ditadas pelo mundo contemporâneo.

No campo do teatro, as atividades compreendem espetáculos, festivais, cursos, oficinas, encontros e debates. O destaque alcançado pelo Centro de Pesquisa Teatral, CPT / Sesc, angariou o reconhecimento nacional e internacional pela ousadia e tornou-se referência para o desenvolvimento dessa manifestação artística. O teatro de animação é presença constante na programação e tem mostrado sinais de crescimento.

Ao Sesc, mantido pelos empresários, coube a tarefa de buscar uma forma inovadora de participação social e busca da autonomia. A educação permanente de seu público prioritário demonstra que as lideranças do setor estão cientes da importância e dos benefícios que a formação integral do indivíduo presta para a efetiva inclusão, desenvolvimento e transformação dos atores sociais.


Abram Szajman

Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo