Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano &

Praça Victor Civita

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, do Instituto Abril e da iniciativa privada, a Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital, dá o exemplo de como é possível recuperar uma área ambientalmente degradada e devolvê-la à população como mais um equipamento de lazer e cultura. O terreno onde hoje se encontra a praça abrigou, de 1949 a 1989, um incinerador de resíduos domiciliares e hospitalares.
Após técnicos terem detectado a presença de metais pesados e outros produtos tóxicos em quantidades acima do aceitável, foi solicitada uma intervenção, em 2001, que visasse à recuperação ambiental da área. Inaugurado em outubro de 2008, o local representa hoje um ponto de reflexão sobre conservação ambiental e oferece aos seus visitantes uma estrutura que inclui cursos e palestras sobre o tema, uma arena de espetáculos para 250 pessoas, equipamentos de ginástica ao ar livre, uma pista de caminhada – que fica sobre um deque, para evitar o contato com o solo – e um centro de convivência para a terceira idade. O Sesc Pinheiros colabora na programação das atividades do local. Mais informações no site http://pracavictorcivita.abril.com.br.

 

Vistas Contemporâneas

 

Clube Desportivo Municipal Modelódromo do Ibirapuera (CDMMI)

O tradicional Clube Desportivo Municipal Modelódromo do Ibirapuera (CDMMI), localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, Zona Sul da capital, comemora 40 anos em 2009. Para quem não conhece, o local é o ponto de encontro oficial dos colecionadores, competidores, montadores e apreciadores de miniaturas de aviões, navios, helicópteros, carros e trens. O projeto, pioneiro para a época em que foi concebido, inspirou a construção de clubes similares no Brasil e no exterior. Mesmo para quem não pratica o modelismo, vale a pena conferir as miniaturas dos veículos e também maquetes de estações de trem, aeroportos e até ambientes com tanques de guerra. Segundo informações divulgadas no portal da Prefeitura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br), foram investidos R$ 153 mil para a revitalização da estrutura física do clube. O CDMMI fica na Rua Curitiba, 290, e possui estacionamento, banheiros, lanchonete externa e muito espaço para as crianças brincarem com segurança. Mais informações pelo telefone: (11) 3051 3232.