Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

 

ALMANAQUE PAULISTANO

Painel de Di Cavalcanti e Clóvis Graciano no Aeroporto de Congonhas

Em 1954, os artistas plásticos Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) e Clóvis Graciano (1907-1988) entregaram à administração do Aeroporto Internacional de Congonhas – na época o maior da América Latina e um dos quatro maiores do mundo – um painel para o recém-inaugurado Pavilhão das Autoridades. A obra, de 16 metros de comprimento por 3,5 metros de altura, retrata uma imagem recorrente do estado de São Paulo na década de 1950: uma região em constante processo de desenvolvimento, representada pela produção agrícola e pela construção civil. As duas situações aparecem nos extremos da obra, que tem, no centro, a representação de montanhas e prédios.

Com a passagem do tempo, os efeitos da poluição e a falta de cuidados, o enorme painel começou a mostrar sinais de deterioração, como infiltrações na parte superior e na base. Em novembro de 2000, a obra foi finalmente restaurada, sob o comando do artista plástico Júlio Moraes. O Pavilhão das Autoridades, criado em 1954 e inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, foi uma das muitas ações realizadas na cidade para comemorar seus 400 anos.


VISTAS CONTEMPORÂNEAS 

Nicolas Poussin no Masp

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) recebe, durante o mês de outubro e até o final de 2009, a exposição Poussin Restauração, que apresenta o quadro Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo (foto), pintado entre 1634 e 1638 pelo francês Nicolas Poussin (1594-1665). A obra que passou por um processo de restauração, iniciado em janeiro deste ano, e que comandado por equipes do Brasil e da França, tendo como responsável a restauradora brasileira Regina Costa Pinto Moreira, profissional contratada do Museu do Louvre de Paris. Ao lado do quadro estão sendo expostos imagens e vídeos que contam sobre a restauração. Estão previstas também a publicação de um catálogo e a produção de um documentário sobre o trabalho. A exposição Poussin Restauração, que integra calendário oficial do Ano da França no Brasil, é realizada em parceria com o Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França, o Museu do Louvre e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Masp fica na avenida Paulista, 1578. A visitação ao local é de terça a domingo, das 11h às 18h. O ingresso custa R$ 15 e às terças a entrada é franca.