Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Fome de Saber

Fome de saber


Por meio de projetos e programas, o Sesc São Paulo mistura gastronomia e cultura em receitas com sabor e conhecimento
 

Quando viajamos para um local que não conhecemos – seja um estado brasileiro, uma cidade distante ou mesmo um outro país –, além de museus e monumentos, outro espaço que pode guardar muito da história de um lugar é o restaurante. Isso mesmo. Por meio de pratos, sabores e iguarias características dessa ou daquela cultura, é possível descobrir muito sobre o passado – e entender o presente de quem nos parece distante no espaço e no tempo. “O que se come, quando, com quem, porque e por quem é determinado culturalmente, transformando o alimento em comida e o momento da refeição em um ritual social”, analisa Márcia Bonetti, gerente adjunta da Gerência de Programas Sócioeducativos (GPSE) do Sesc São Paulo. “A escolha dos alimentos, sua preparação e consumo estão diretamente relacionados com as tradições alimentares e expressam a identidade cultural de um povo”. Dessa forma torna-se importante conhecer e valorizar o que se chama a “história alimentar” de cada região. “Assim será possível compreender e respeitar sua própria identidade”. A gerente adjunta complementa ainda ressaltando que para o Sesc São Paulo, a cultura alimentar é um “patrimônio valioso que precisa ser reconhecido e preservado”, um elo entre o passado e o presente. “O que nos permite conhecer a tradição, a cultura e até mesmo quem somos e de onde viemos.”

Calcado nessa filosofia, o Programa de Alimentação do Sesc São Paulo, criado no final dos anos de 1940, tem como princípios, além da nutrição e da saúde, também difundir o conhecimento do alimento como elemento cultural.

Atualmente, essas ações já têm seu público certo e são desenvolvidas em diversas unidades, como Pinheiros, que realiza o Comidas, Palavras e Prazeres e a Oficina do Sabor; Taubaté, onde acontece o Sabor Cultural; Carmo, que programa o Paladares do Mundo; São Caetano, com o Viagens com Sabores; em São Carlos ocorre o Panela Cultural; e no Sesc Piracicaba, o projeto é o Alimento, Cultura e Sabor. “No mês de outubro realizamos uma grande ação educativa focada no Dia Mundial da Alimentação, dia 16, e que irá tratar de temas em torno do alimento, do ato de se alimentar e da promoção de modos de vidas saudáveis provocando assim uma reflexão sobre as nossas escolhas e ações do dia a dia.

Neste ano, as atividades do Sesc na área acontecerão sob o tema A Produção e o Consumo de Verduras, Legumes e Frutas. O objetivo é despertar o olhar dos frequentadores e das comunidades em geral para as diferentes agriculturas – convencional, orgânica e familiar. “A ideia é valorizar e incentivar o consumo dos produtos oriundos dessas produções,como forma de garantir a segurança alimentar, bem como preservar aspectos culturais das diversas populações e regiões do país”, finaliza Márcia.

Menu Francês

No Sesc Carmo, o projeto Paladares do Mundo visita os sabores e os pratos franceses. A inspiração foi o Ano da França no Brasil e o objetivo é promover o conhecimento cultural sobre aquele país – famoso por sua culinária. A atividade irá explorar as relações entre a gastronomia e cultura francesa por meio de diversas manifestações artísticas. O lema é: comida também é história e conhecimento. “O projeto, em sua essência, apresenta a alimentação como comensalidade, ou seja, uma ação humanizadora que se expressa pela presença do outro, pelo comer junto, pelo comer social e cultural”, explica André Augusto, técnico da unidade. “A ideia é ir além dos aspectos objetivos da alimentação, valorizando os significados atribuídos aos alimentos e as refeições, aos modos de comer, preparar, ver e experimentar. Promove a gastronomia em seu sentido coletivo, democratizando a arte do bem fazer.”

Entre os destaques da grade estão as degustações Pão Pão (no dia 15) e Queijo Queijo (22). Durante a primeira, pilotada pelo chefe francês Dominique Guerin, além de experimentarem deliciosas variações de baguetes, os presentes ficarão sabendo também um pouco de sua história; já na segunda, como o nome entrega, o mestre quejeiro Airton Gianes e a chefe Renata Braune falarão sobre a origem dos queijos franceses brie, roquefort e camembert e darão dicas de como harmonizá-los com os pães mais indicados.

Mesa à Francesa, no dia 29, será um bate-papo sobre a história do comportamento à mesa, a evolução dos hábitos, a etiqueta e o uso de utensílios com as presenças de Renata Braune, especialista em enogastronomia (combinação de vinhos e pratos), e com Claudia Matarazzo, jornalista de moda e etiqueta.
A música integra o cardápio com as séries Voilà França, composta de intervenções musicais, e Bon Appétit, sessões de apresentações instrumentais na hora do almoço.

Educação Alimentar

No Sesc Itaquera, assim como em outras unidades onde o programa Mesa Brasil é desenvolvido, o projeto Educação Alimentar tem como principal objetivo instruir para uma alimentação saudável e com especial atenção para o combate ao desperdício. As atividades procuram mesclar oficinas culinárias com apresentações musicais e teatrais, proporcionando ao indivíduo uma participação mais interessante e ativa. O dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, será todo dedicado a atividades nessa área. Um dos destaques é a realização do colóquio “Infância Saudável – Alimentação e Atividade Física na Prevenção da Obesidade Infantil”. O encontro reunirá profissionais da saúde e da educação para discussões acerca de um futuro mais saudável para as crianças. O evento fará parte também das comemorações da Semana da Criança. Outra atividade é a oficina Pequenos Gourmets, durante a qual as crianças prepararão e apresentarão lanches da tarde criados por elas. Já em Você é o que Você Come!, dois “especialistas” em culinária: Ruanita Fast Food (a atriz Fabiana Kondor) e Pablito Slow Food (o ator Tadeu de Araújo) – que formam a Cia da Joaquina de teatro – farão uma ?performance que tem como tema o contraponto entre as duas dietas alimentares que dão nome aos personagens. E, por fim, a mesa-redonda Aspectos Culturais e Comportamentais da Infância irá abordar como os meios de comunicação, a convivência familiar e a escola podem influenciar nos hábitos alimentares e atividades cotidianas das crianças.

Vinhos e Sabor

Já no Sesc Pinheiros, em outubro, o projeto Comidas, Palavras e Prazeres – que promove uma troca de experiências gastronômicas, dicas e orientações, buscando a difusão da educação e cultura alimentar – tem como destaque a palestra Desmistificando o Consumo de Vinhos e Espumantes Brasileiros irá a especialista no assunto, Olga Martino, para falar sobre a qualificação e a diferenciação da produção dessas bebidas no Brasil. Na ocasião, serão abordadas a produção das diferentes regiões, suas características climáticas e geológicas e seus produtores – além de um panorama da história de viticultura nacional. Com propostas práticas para o dia a dia e abordando o consumo consciente e saudável dos alimentos, a unidade conta também com o projeto Oficina do Sabor.

Confira a programação completa dos projetos no Em Cartaz desta edição.