Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Alimentação

Delícia de verão


Durante os meses de temperatura em elevação, a dupla alimentos leves e muito líquido é a opção ideal para passar dias de calor intenso mantendo a saúde e a boa forma


O verão é uma das estações mais aguardadas pelos brasileiros. É verdade que aproveita mais quem pode desfrutar o período de férias, embora as noites quentes – propícias para um passeio e um sorvete – também ajudem quem ficou na cidade a ter momentos de descontração. Mas é importante lembrar: o clima com altas temperaturas demanda atenção. No topo da lista está a alimentação. “Trata-se de um período que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, manter a forma física e a saúde”, alerta Márcia Drabek, assistente da Coordenação do Programa de Alimentação, da Gerência de Saúde e Alimentação (Gsal) do Sesc São Paulo. “Nessa estação do ano, o organismo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais provenientes da transpiração, por exemplo.” Segundo Márcia, o recomendável é não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação. “Por isso a ingestão de líquidos deve ser de forma frequente e durante todo o dia.” Veja mais dicas no quadro Alta estação.

Durante os meses de dezembro a abril, nos restaurantes e comedorias do Sesc São Paulo, a preocupação é oferecer alimentos mais facilmente digeríveis – leia-se, pratos mais leves e frescos. “O programa de alimentação do Sesc, um dos eixos da ação programática da instituição, tem como premissa a saúde dos cidadãos”, explica Márcia. “Nesse sentido, nos preocupamos com a escolha de produtos de qualidade e a oferta de uma alimentação variada e equilibrada, visando à promoção de modos de vida saudáveis.”

As opções, então, e isso serve também para a alimentação em casa, são os alimentos que “promovam refrescância”, segundo explica a técnica. Dessa forma, ganham destaque no cardápio as saladas com ingredientes variados, coloridos, acompanhadas de azeite, vinagre e limão ou molhos à base de frutas e iogurte. “Dá-se também preferência aos pratos com vegetais e com carnes magras, que podem ser cozidas, assadas ou grelhadas, evitando, assim, preparações mais pesadas”, diz Márcia. “Já as massas ganham molhos menos gordurosos, evitando, por exemplo, o creme de leite.”
Nas cafeterias e lanchonetes das unidades – ou para aquele lanche rápido em casa –, o cuidado é o mesmo. Os salgados são sempre assados – evitando assim as frituras. Para a sobremesa, a dica pode ser um sorvete à base de iogurte ou uma salada de frutas acompanhada de cereais. Para beber? Água de coco e chás gelados caem bem. “Há também a oferta de sanduíches com opções de recheios à base de queijo branco, peito de peru, atum e vegetais”, complementa Márcia.


Além da mesa
Em paralelo aos cardápios adequados para os dias quentes, criteriosamente avaliados e realizados por técnicos especializados, na busca pelo melhor e mais seguro alimento a ser oferecido, o Sesc São Paulo também realiza ações educativas e dá orientações nutricionais básicas voltadas para a manutenção da saúde. A ideia é incentivar o público frequentador a optar por uma alimentação diversificada e equilibrada. “Além da preocupação em proporcionar mais prazer à clientela durante sua permanência nos espaços de alimentação nas unidades”, ressalta Márcia.


Alta estação
Algumas dicas para curtir o verão sem deixar de se alimentar bem

•    É importante fracionar a alimentação em pelo menos cinco refeições ao longo do dia. O intuito é alimentar-se mais vezes e em pequenas quantidades. “Dessa forma, pular alguma refeição é uma atitude totalmente desaconselhável para qualquer indivíduo”, explica Márcia Drabek, assistente da Coordenação do Programa de Alimentação, da Gerência de Saúde e Alimentação (Gsal) do Sesc São Paulo. “Isso vale para as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos.”
•    A ordem é consumir muito líquido. As melhores opções são água mineral, água de coco, sucos naturais de frutas e vegetais, chás, e sempre que possível evitar a adição de açúcar.
•    Ganham destaque: variedades de frutas, verduras, legumes, folhas verdes – preferencialmente cruas, por serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
•    Inclua cereais integrais na alimentação diária. Os queijos mais indicados são os menos gordurosos, como o do tipo branco. Para a sobremesa, opte pelas receitas à base de frutas.
•    Além do azeite, do limão e do vinagre, tente um molho diferente, como o feito à base de mostarda e iogurte. E, sempre que possível, abuse de temperos e ervas frescas, que conferem um aroma especial ao prato.
•    Se o desejo ou a falta de tempo apontarem para um sanduíche, prefira os pães integrais e os recheios magros (como peito de peru ou blanquet de peru, queijo branco, queijo cottage, peito de frango desfiado, atum em água). Complemente com salada.
•    Procure evitar: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos amarelos, salgadinhos industrializados, embutidos, molhos à base de creme de leite e maionese), frituras e bebidas alcoólicas.
•    Evite a qualquer custo: alimentos perecíveis que ficam fora da geladeira e/ou freezer expostos à temperatura ambiente.
•    E não esqueça: o equilíbrio é a melhor maneira de aproveitar o que o verão tem para oferecer de melhor.

Fonte: Coordenação do Programa de Alimentação da Gerência de Saúde e Alimentação (Gsal) do Sesc São Paulo.