Postado em
Da redação
Na Retrospectiva do Cinema Brasileiro, realizado no CineSesc em dezembro de 2009, foi oferecido aos espectadores com deficiência visual a possibilidade de acompanharem as produções a partir do recurso da audiodescrição. A Pinacoteca do Estado de São Paulo, também no ano passado, inaugurou a sua Galeria Tátil, possibilitando um reconhecimento das artes plásticas a partir de uma outra percepção. Tais iniciativas, entre outras relatadas em nossa matéria de capa, utilizam a arte como instrumento de inclusão e apreciação para deficientes.
Na Entrevista, Vernor Muñoz Villalobos, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre direito à educação, comenta os avanços verificados no aprendizado das crianças e adultos em países latino-americanos. E trata da educação como caminho para a afirmação da cidadania.
O Em Pauta discute o tema da intolerância à diversidade, em artigos inéditos do professor Dalmo de Abreu Dallari e da psicanalista Fani Hisgail.
Entre as reportagens, um perfil do poeta Augusto dos Anjos, a música em tempos de mp3 e os cuidados com a alimentação no verão.
Encontros registra o trabalho do caricaturista e ilustrador Baptistão e sua visão sobre o humor gráfico. O dramaturgo Newton Moreno, em Depoimentos, discorre sobre seu teatro.
No Almanaque Paulistano as esculturas da Praça Ramos de Azevedo, algumas em homenagem a Carlos Gomes, e, no Vistas Contemporâneas, o aquário subterrâneo do Jardim da Luz, descoberto durante obras de revitalização na área.
O conto A Princesa Prometida, de Márcio Souza, está em Inéditos.
Diretor Regional do Sesc São Paulo