Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


Outra Índia
Foi inaugurada, no dia 22 de janeiro, no Sesc Pompeia, a exposição Urban Manners 2 (Hábitos Urbanos 2), com obras de 11 artistas indianos e curadoria de Adelina von Fürstenberg. A mostra, coordenada pela organização não governamental ART for The World (arte para o mundo, em tradução livre), pretende revelar as contradições da Índia atual por meio de temas como a imigração, o ambiente e a poluição, o consumismo, a pobreza e a perda dos valores tradicionais. Os trabalhos apresentados são de escultores, pintores e artistas de vídeo.


Preso no rio
Estreou no dia 15 de janeiro, na Unidade Provisória Avenida Paulista, o espetáculo Em Alguma Margem, no Rio. Com texto de Viviane Dias, direção de Jairo Mattos e interpretação de Paulo Barcelos, o solo conta a história de um homem que desce um rio de canoa, mas a embarcação se prende a um tronco. Já delirando com o forte sol do sertão, o personagem vê esse tronco transformar-se em uma espécie de esfinge que lhe impõe uma tarefa para que possa continuar a viagem: contar sua história. A temporada está prevista para até 2 de fevereiro.

Acesso à cultura
 

O Sesc São Paulo assinou, em evento realizado no dia 5 de janeiro, na unidade Santana, um protocolo de intenções com o governo do Estado, via Secretaria da Educação. O ato formalizou a participação institucional no projeto Cultura é Currículo, do qual o Sesc já participa desde 2009 e por meio do qual 100 mil alunos da rede estadual de ensino visitaram exposições e assistiram a espetáculos de teatro nas unidades do Sesc São Paulo, na capital e no interior, ao longo do ano.

A ocasião contou com a presença do governador José Serra, do presidente do Sesc, Abram Szajman
(na foto, à esquerda), do diretor regional Danilo Santos Miranda e do Secretário da Educação, Paulo Renato de Souza (à direita, na foto), entre outras autoridades.

 


2009 passado a limpo
O CineSesc realizou, de 4 a 30 de dezembro, a décima edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Foram exibidos 75 títulos lançados no ano de 2009, oferecendo ao público uma boa mostra da produção nacional recente. Entre os filmes, foi possível ver, ou rever, o documentário Moscou, de Eduardo Coutinho, e as ficções Garapa (foto), de José Padilha, Se eu Fosse Você 2, de Daniel Filho, e Budapeste, de Walter Carvalho, baseado em livro homônimo de Chico Buarque. Como parte de uma programação paralela, foram realizados encontros e debates que fizeram um balanço da última década do cinema brasileiro e dos festivais nacionais.

Recreio nas férias 2010

Na presença do secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, do diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda e outros representantes, foi assinado, em 23 de dezembro, o convênio entre o SESC SP e a Secretaria para o atendimento dos estudantes no projeto Recreio nas Férias. Assim, os alunos da rede municipal de ensino e dos CEUS terão acesso a uma programação especial desenvolvida nas unidades do SESC em janeiro, fevereiro e julho. O acordo inclui o treinamento dos agentes recreativos, que acompanham os grupos de escolares nas visitas a museus e nos passeios programados. Em 2010, a expectativa é atender 60 mil alunos.





“Os anos 80 foram maravilhosos. A gente tinha outra cabeça para fazer música, as gravadoras eram diferentes. Todo mundo sem pressa de sucesso, como hoje” 




Jorge Ben Jor em entrevista à TV UOL. O músico se apresentou no dia 20 de dezembro, no Sesc Itaquera.

Panorama da dança

O Sesc Ipiranga realizou, em dezembro, mais uma edição do projeto Repertórios Coreográficos, com o objetivo de apresentar a obra de dançarinos, companhias e performers que compõem a cena da dança contemporânea pelo Brasil. Os espetáculos apresentados foram Um Conto Idiota (foto), no dia 17, e Cabeça de Orfeu, no dia 18, ambos do coreógrafo pernambucano J. Garcia e sua Cia. Dança Contemporânea. O projeto busca difundir essa linguagem cênica e formar público.



Solidariedade
O Sesc São Paulo foi responsável por uma das campanhas de arrecadação de doações destinadas a São Luiz do Paraitinga e Cunha, cidades do interior do estado de São Paulo fortemente atingidas por enchentes e deslizamentos durante o réveillon. Foram quatro caminhões com alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene e limpeza, arrecadados pelas unidades do Sesc na capital e na Grande São Paulo, e também em Campinas e Taubaté. Além da campanha, o programa Mesa Brasil do Sesc contribuiu com 2.600 quilos de alimentos recebidos da cooperativa do assentamento da Fazenda Nova Conquista, na cidade de Tremembé.

 


Poesia no caos
 
A unidade Itaquera apresentou, no dia 9 de janeiro, o espetáculo R.U.A. – Relatos Urbanos Anônimos, com a Cia. Artesão do Corpo e direção de Mirtes Calheiros. A performance alia movimentos e gestos a outras linguagens artísticas, como o vídeo, a fotografia e a arquitetura. A intenção do grupo é mostrar que existe poesia até mesmo no caos das metrópoles. A atividade fez parte do Sesc Verão 2010.



Universo de cores
 
Está em cartaz na unidade Santo André, desde 10 de janeiro, o espetáculo infantil O Planeta Lilás, com texto de Ziraldo e adaptação e direção de Carlos Arruda. A história conta a viagem do Bichinho, personagem que vive solitário no planeta do título. Cansado de tanto lilás, ele resolve construir um foguete e conhecer o universo. No elenco estão Isabel Francisco, Zezé Fassina, Fernando Leme e Carlos Arruda. A temporada deve ir até 21 de fevereiro.

 






“Não adianta me perguntar como será meu próximo disco. É a mesma coisa que perguntar como vai ser o próximo casamento. Eu não sei por que tipo de homem vou me apaixonar” 






Fafá de Belém em entrevista à revista Istoé Gente. A cantora apresentou músicas de Chico Buarque em show realizado nos dias 19 e 20 de dezembro, no Sesc Vila Mariana.